Dia Lilás é o dia de mobilização das mulheres que apóiam as candidatas e candidatos do PT.
Nesta sexta-feira, 15 de setembro, a Coligação Paraná Unido promove o Dia Lilás em Curitiba/PR. A atividade, já organizada há vários anos pelas militantes petistas, tem como objetivo fortalecer as candidaturas do Partido dos Trabalhadores de todo o país, especialmente das candidatas.
O evento começa às 16 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. A ex-governadora de São Paulo, Marta Suplicy prestigiará o evento de apoio para Lula Presidente, Flávio Arns Governador e Gleisi Senadora.
“As mulheres representam mais da metade do eleitorado e a participação delas é decisiva. Temos várias candidatas mulheres e uma delas é bancária”, afirma Eliana Maria dos Santos, secretária de formação da FETEC-CUT-PR. “Algumas pesquisas indicam que as mulheres são mais críticas e pensam mais na hora de votar”, complementa.
O Dia Lilás tem como intenção valorizar as questões de gênero, promover e contribuir com a participação das mulheres no processo de disputa política e nas demais instâncias de poder da sociedade.
As mulheres e a Política
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 51,33% do eleitorado no Brasil é composto por mulheres, contra 48,33% de homens. São mais de 64 milhões de mulheres com direito ao voto. Na Região Sul esta proporção se repete, com mais de 9,7 milhões de eleitoras e em Curitiba aumenta. São mais de 647 mil mulheres eleitoras, que correspondem a 53,17% dos eleitores.
Dos onze candidatos ao governo do Paraná, apenas uma é mulher. Dos dez ao senado, são duas candidatas. Também são duas candidatas à presidência do Brasil. O número de mulheres em cargos de poder ainda não é alto, mas elas enfrentam o preconceito e querem trazer uma nova forma de governar.
As mulheres são mais diplomáticas, cuidadosas e têm maior sensibilidade e tato. Há um entendimento coletivo de que são mais honestas e dedicadas e com isso, seriam mais transparentes no modo de administrar.
Independente de opiniões, com mais mulheres no poder o país ganha com diversidade de idéias e pontos de vista e principalmente, com novos assuntos colocados em pauta.
Patrícia Meyer
FETEC-CUT-PR
Notícias recentes
- Contraf-CUT participa do 53º Congresso Nacional Bancário da Argentina e reforça solidariedade entre as categorias
- Podcast Estúdio CUT: os desafios de envelhecer no Brasil
- Fachin define André Mendonça como relator de pedido para investigar Flávio Bolsonaro no caso “Dark Horse”
- Governo anuncia medida contra bets ilegais e dá 24 horas para bloqueio de contas; entenda
- Bolsonaro soube e não impediu Michelle de fazer vídeo atacando Flávio
Comentários
Por Mhais• 15 de setembro de 2006• 10:00• Sem categoria
Hoje Dia Lilás, o dia de mobilização das mulheres que atuam na política
Dia Lilás é o dia de mobilização das mulheres que apóiam as candidatas e candidatos do PT.
Nesta sexta-feira, 15 de setembro, a Coligação Paraná Unido promove o Dia Lilás em Curitiba/PR. A atividade, já organizada há vários anos pelas militantes petistas, tem como objetivo fortalecer as candidaturas do Partido dos Trabalhadores de todo o país, especialmente das candidatas.
O evento começa às 16 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. A ex-governadora de São Paulo, Marta Suplicy prestigiará o evento de apoio para Lula Presidente, Flávio Arns Governador e Gleisi Senadora.
“As mulheres representam mais da metade do eleitorado e a participação delas é decisiva. Temos várias candidatas mulheres e uma delas é bancária”, afirma Eliana Maria dos Santos, secretária de formação da FETEC-CUT-PR. “Algumas pesquisas indicam que as mulheres são mais críticas e pensam mais na hora de votar”, complementa.
O Dia Lilás tem como intenção valorizar as questões de gênero, promover e contribuir com a participação das mulheres no processo de disputa política e nas demais instâncias de poder da sociedade.
As mulheres e a Política
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 51,33% do eleitorado no Brasil é composto por mulheres, contra 48,33% de homens. São mais de 64 milhões de mulheres com direito ao voto. Na Região Sul esta proporção se repete, com mais de 9,7 milhões de eleitoras e em Curitiba aumenta. São mais de 647 mil mulheres eleitoras, que correspondem a 53,17% dos eleitores.
Dos onze candidatos ao governo do Paraná, apenas uma é mulher. Dos dez ao senado, são duas candidatas. Também são duas candidatas à presidência do Brasil. O número de mulheres em cargos de poder ainda não é alto, mas elas enfrentam o preconceito e querem trazer uma nova forma de governar.
As mulheres são mais diplomáticas, cuidadosas e têm maior sensibilidade e tato. Há um entendimento coletivo de que são mais honestas e dedicadas e com isso, seriam mais transparentes no modo de administrar.
Independente de opiniões, com mais mulheres no poder o país ganha com diversidade de idéias e pontos de vista e principalmente, com novos assuntos colocados em pauta.
Patrícia Meyer
FETEC-CUT-PR
Deixe um comentário