Algumas agências de Curitiba podem amanhecer fechadas nesta terça-feira, caso a greve dos vigilantes não termine até o fim do dia. Com a falta de circulação do dinheiro, os valores recebidos acabam não sendo liberados. Dessa forma, os bancos, que têm um limite de armazenamento, temem pela segurança de funcionários e clientes no caso de um assalto. Além disso, há também um valor máximo para cobertura do seguro em um caso desse.
“Se a greve não for resolvida hoje, vamos fechar as agências. A ação é uma forma de pressionar os empregadores”, explica a presidente do Sindicato dos Bancários, Marisa Stédile. O sindicato ainda vai definir em quais endereços não haverá expediente, mas confirmou que algumas agências do Unibanco não abrirão, pois não têm porta de segurança.
A expectativa do Sindivigilantes, entidade que representa a categoria em greve, é de que haja alguma novidade quanto a um acordo nesta segunda-feira. “Eu recebi um telefonema informando que as empresas estão reunidas em São Paulo. Provavelmente até o fim do dia eles apresentem uma proposta”, afirma o presidente do Sindivigilantes, João Soares.
Na sexta-feira, houve uma audiência na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), mas não houve acordo. Entre as reivindicações dos 1.800 vigilantes do Paraná está 6% de reajuste no INPC que determina o reajuste de salários, 4% de aumento real, e vale alimentação de R$ 12,00 ao invés de R$ 10,00.
Caixas eletrônicos
Alguns caixas eletrônicos de Curitiba, em locais isolados, como shoppings e supermercados, já estão sem dinheiro, alguns desde sexta-feira. Nas agências, o problema é parcial. No Banco do Brasil da praça Carlos Gomes, no Centro, por exemplo, nenhum caixa de auto-atendimento está funcionando.
A instituição orienta que os clientes se dirijam às agências da Marechal Deodoro, da Doutor Muricy e da Cândido de Leão, no Centro, dos bairros Batel, Hauer e Água Verde, além do Wall Mart do bairro Cabral. Nestes locais, o Banco do Brasil garantem que haverá cédulas para saque nos caixas de auto-atendimento, alegando que o abastecimento não é terceirizado.
Piquetes
Desde quinta-feira os vigilantes em greve da capital estão concentrados em frente às quatro empresas da cidade. A liminar que proibia os funcionários das transportadoras de valores de fazerem piquetes, concedida na sexta-feira, foi suspensa. No fim de semana, o Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a decisão da 22ª Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, com base em um pedido de mandado de segurança, autorizando a livre manifestação.
Fonte: TudoParaná – Ana Carolina Nery
Deixe um comentário