(São Paulo) Os 249 participantes do 1º Encontro de Bancos Privados, realizado em São Paulo, aprovaram no início da tarde deste domingo, 17/07, as principais estratégias, eixos e reivindicações para a campanha salarial deste ano e o índice de reajuste a serem apresentados como propostas na 7º Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que ocorre nos próximos dias 30 e 31, onde serão definidos todos os encaminhamentos.
Em relação ao índice, os bancários do setor privado aprovaram a proposta de 11,77%. O número é composto pela projeção da inflação de setembro de 2004 a agosto de 2005 de 5,69% (ICV/Dieese), mais o aumento real de 5,75%.
Em relação à estratégia, foi aprovada a Campanha Nacional dos Bancários, por emprego, salário e condições de trabalho, com mesa única para as negociações, na Fenaban.
Em relação às negociações especificas, os bancários entenderam que elas devam ocorrer somente após o fechamento da campanha nacional. No período da manhã os representantes de todos os bancos presentes debateram os principais problemas e as prioridades a serem negociadas com os bancos nas pautas específicas após o desfecho da campanha nacional.
Outro indicativo importante aprovado no Encontro é em relação à Executiva Nacional dos Bancários. Os delegados aprovaram alteração na sua composição e nomenclatura. Ela seria chamada de Comando Nacional dos Bancários e em sua composição seria acrescida a participação dos 10 maiores sindicatos do país, além das entidades que a constitui atualmente: CNB, as Federações de Bancários filiadas à CUT (SP, RJ/ES, MG, RS, SC, Centro Norte, NE, BA/SE) e a Federação dos Bancários SP/MS. Contaria ainda com a participação das coordenações das comissões dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Também foi aprovada resolução, no sentido de propor mudanças na política econômica vigente, com a adoção de metas para o crescimento econômico e do emprego, com fim da política de superávit primário; pela redução das taxas de juros e aumento da oferta de crédito produtivo pelos bancos.
O relatório completo do 1º Encontro de Bancos Privados será disponibilizado na secção Comunicados da CNB/CUT em breve.
Fonte: CNB/CUT – Meire Bicudo
Deixe um comentário