Bancos contabilizam ganhos de R$ 3,4 bi com Visanet, mas reforçam provisões
O Bradesco vai contabilizar um valor adicional de quase R$ 2 bilhões no lucro bruto (antes dos impostos) segundo trimestre por conta da alienação de uma parcela de sua participação societária na Visanet, que ontem começou a negociar ações na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), no que foi o maior IPO do país.
Já o Banco do Brasil informou que vai contabilizar receita de R$ 1,415 bilhão no balanço do segundo trimestre por conta da mesma operação.
Por outro lado, o Bradesco também vai reforçar a provisão para devedores duvidosos no montante de R$ 1,3 bilhão, “com o propósito de suportar eventuais cenários cíclicos, com aumento dos índices de inadimplência e/ou alterações no perfil do risco de risco da carteira de crédito”.
O BB também deve acrescentar outros R$ 676 milhões, a título de despesa de provisão adicional.
da Folha Online.
===================================================
BB e Bradesco ganham mais R$ 610 milhões com Visanet
Bradesco e Banco do Brasil tiveram um lucro bruto (antes dos impostos) de R$ 610 milhões com alienação de ações na oferta suplementar da Visanet, maior processadora de cartões do país. Os ganhos serão contabilizados no balanço do terceiro trimestre das duas instituições bancárias.
O Bradesco apurou ganho de R$ 410 milhões, enquanto o BB, de R$ 200 milhões. Na oferta principal, as duas instituições bancárias apuraram lucro de R$ 3,4 bilhões, que será contabilizado nos balanços do segundo trimestre.
Maior IPO (lançamento inicial de ações, na sigla em inglês) do país, a operação da Visanet levantou R$ 8,39 bilhões. Ao final, o BB reduziu sua participação na processadora de cartões de 31,63% para 23,53%. No caso do Bradesco, a participação do banco privado caiu de 28,76% para 26,56%.
da Folha Online.
===================================================
Visanet levanta R$ 8,397 bi com lançamento de ações, maior IPO do Brasil
A Visanet, maior processadora de cartões do país, levantou R$ 8,397 bilhões com a abertura de seu capital. O IPO (lançamento inicial de ações, na sigla em inglês) da Visanet é o maior já feito no Brasil –até hoje, a liderança era da petrolífera OGX, do empresário Eike Batista, que levantou R$ 6,7 bilhões.
Na reta final do processo de abertura de capital da Visanet, o Bradesco BBI, coordenador da abertura de capital, decidiu descredenciar 23 das mais importantes corretoras que participavam como intermediárias da oferta. O motivo foi propaganda indevida. Por isso, o período de reserva de ações foi estendido até as 16h de hoje.
O BBI manteve o restante do cronograma, e as ações da Visanet devem estrear na Bolsa no próximo dia 29, com o preço teto estimado: R$ 15.
Segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o volume inicial de ações a ser vendido era de 477.674.330, número que poderia ser acrescido de um lote adicional de até 95.534.866 ações.
Além disso, há ainda lote suplementar de 71.651.149 ações, a ser concedido pelos acionistas vendedores aos coordenadores da operação.
Em seu prospecto, a Visanet projetava que os investidores estrangeiros ficariam com até 80% da oferta. Já os investidores pessoa física ficariam com entre 10% e 20% das ações. A Visanet reservou ainda 5% dos papéis para seus funcionários.
da Folha Online.
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www1.folha.uol.com.br.