18/10/2012 14:30
Brasília – O Adendo Estatístico ao Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos (Adendo) é um documento elaborado em conjunto pelo Banco Central do Brasil e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, com dados consolidados sobre cartões de crédito e débito. Na presente edição, são apresentados dados relativos ao ano de 2011.
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462
Brasileiros com cartão de pagamento chegam a 75%, aponta pesquisa
Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo- O número de brasileiros que tem cartões para fazer pagamentos cresceu no país– passando de 68% da população, em 2008, para 75%, em 2012. Os dados são da 5ª edição da pesquisa anual encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) ao Instituto Datafolha.
O presidente da entidade, Claudio Yamaguti, prevê aumento de dois pontos percentuais no total de brasileiros com cartão em 2013.“A tendência é termos um crescimento ainda muito maior no uso dos cartões.”
Na avaliação de Yamaguti, a pesquisa aponta que o brasileiro prefere usar os cartões por ser um meio prático, ágil e seguro. Ele lembra que, em 2010, 82% dos consumidores sacavam dinheiro nos caixas eletrônicos para pagar as compras.
Conforme o levantamento, 58% do faturamento do comércio vêm de compras pagas com cartões. O uso do cartão de crédito como forma de pagamento subiu de 34% para 37%. O cartão de débito de 18% para 21%. O cheque caiu de 7% para 3%, e o dinheiro em espécie apresentou queda de 33% para 32% no período analisado.
A pesquisa ouviu 4 mil consumidores e comerciantes em 11 capitais, incluindo o Distrito Federal, de junho a julho deste ano.
Edição: Carolina Pimentel
Notícia colhida no sítio http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-17/brasileiros-com-cartao-de-pagamento-chegam-75-aponta-pesquisa