A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) celebra nesta segunda-feira (19) 34 anos de fundação. Criada na cidade de Londrina, norte do Paraná, no dia 19 de janeiro de 1992, a Fetec/PR segue firme no seu propósito de fortalecer a luta da categoria bancária no Paraná, atuando de forma democrática e classista.
Atualmente, a Fetec é composta por 10 sindicatos (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama), sendo responsável por 80% dos bancários e bancárias de todo o Paraná.
Ao longo deste período, a Fetec/PR participou de movimentos cruciais para a categoria bancária, como a criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na luta contra a privatização do Banestado, da unificação do piso salarial dos bancários, na defesa dos bancos públicos, e muito mais.
O presidente da Fetec/PR, Deonisio Schmidt, reforça que a fundação da federação foi um dos passos mais importantes da história de luta de bancários e bancárias e dos trabalhadores paranaenses e brasileiros. “A história da Fetec/PR se confunde com as principais conquistas dos bancários e bancárias de todo o Brasil, entre elas a nossa Convenção Coletiva de Trabalhadores (CCT), coincidentemente assinada no mesmo ano de nossa fundação. Seguimos fortes, lutando não apenas por nossos interesses, mas de toda a sociedade. Viva a Fetec/PR!”, encerra.
Texto e foto: Flávio Augusto Laginski
Fonte: Fetec/PR