(Rio) Pelo terceiro ano consecutivo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com universidades alemãs e centrais sindicais, promove o curso de mestrado para sindicalistas de todo o mundo em “Políticas Trabalhistas e Globalização”. Este curso faz parte de um projeto maior conhecido como Universidade Global que visa a qualificação do movimento sindical internacional para o enfrentamento das políticas neoliberais e suas conseqüências para a classe trabalhadora.
Os Bancários da base da FEEB RJ/ES foram representados, na primeira turma do projeto, pela dirigente Jô Portilho, do Sindicato do Rio de Janeiro. Ela avalia que a qualidade do programa é mesmo extraordinária tanto com relação ao aprendizado teórico quanto com o intercâmbio de experiências sindicais uma vez que cada turma conta com a participação de representantes de cerca de 18 países diferentes.
Além das aulas na Universidade de Kassel e na Escola de Economia de Berlin, os 24 alunos visitam fábricas, sindicatos e instituições internacionais como o Banco Central Europeu durante os dois semestres que permanecem na Alemanha.
Sindicalistas provenientes de países em desenvolvimento recebem bolsa de estudos oferecidas por fundações alemães de fomento à educação. São pré-requisitos fundamentais ter nível superior completo e fluência no idioma inglês já que as aulas e a tese são nesta língua.
Mais informações no site http://www.fhw-berlin.de/fhw2000/english/index_english.htm
Mais sobre a experiência de Jô Portilho no site da Federação www.bancariosrjes.org.br
Fonte: Feeb RJ/ES
Notícias recentes
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
Comentários
Por Mhais• 13 de janeiro de 2006• 13:49• Sem categoria
OIT promove curso de mestrado para sindicalistas
(Rio) Pelo terceiro ano consecutivo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com universidades alemãs e centrais sindicais, promove o curso de mestrado para sindicalistas de todo o mundo em “Políticas Trabalhistas e Globalização”. Este curso faz parte de um projeto maior conhecido como Universidade Global que visa a qualificação do movimento sindical internacional para o enfrentamento das políticas neoliberais e suas conseqüências para a classe trabalhadora.
Os Bancários da base da FEEB RJ/ES foram representados, na primeira turma do projeto, pela dirigente Jô Portilho, do Sindicato do Rio de Janeiro. Ela avalia que a qualidade do programa é mesmo extraordinária tanto com relação ao aprendizado teórico quanto com o intercâmbio de experiências sindicais uma vez que cada turma conta com a participação de representantes de cerca de 18 países diferentes.
Além das aulas na Universidade de Kassel e na Escola de Economia de Berlin, os 24 alunos visitam fábricas, sindicatos e instituições internacionais como o Banco Central Europeu durante os dois semestres que permanecem na Alemanha.
Sindicalistas provenientes de países em desenvolvimento recebem bolsa de estudos oferecidas por fundações alemães de fomento à educação. São pré-requisitos fundamentais ter nível superior completo e fluência no idioma inglês já que as aulas e a tese são nesta língua.
Mais informações no site http://www.fhw-berlin.de/fhw2000/english/index_english.htm
Mais sobre a experiência de Jô Portilho no site da Federação www.bancariosrjes.org.br
Fonte: Feeb RJ/ES
Deixe um comentário