fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:00 Sem categoria

Bancada manterá apoio a crescimento com distribuição de renda no país

O novo líder do PT na Câmara para o ano de 2012, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), afirmou que a bancada continuará defendendo o governo e as políticas de estímulo ao crescimento econômico e a distribuição de renda implementadas pela presidenta Dilma Rousseff.

Em relação à agenda legislativa, o novo líder destacou entre as prioridades a votação do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp), da Lei Geral da Copa, o Código Florestal e a questão dos royalties do petróleo. Tatto ressaltou ainda que outros assuntos de interesse histórico do PT não serão esquecidos, como é o caso da PEC do Trabalho Escravo e da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Leia, abaixo, íntegra da entrevista concedida pelo novo líder ao Informes

Informes – Quais são as prioridades da bancada para 2012?

Jilmar Tatto – Primeiro, vamos defender o governo e todas as políticas que estão sendo implementadas no país pela presidenta Dilma. Essas são políticas que estimulam o crescimento econômico, combatem a pobreza, garantem recursos para a educação e atuam no controle da inflação. Também temos uma agenda eleitoral, uma vez que este é um ano de eleições. Queremos fortalecer o nosso partido, elegendo muitos prefeitos e vereadores. E, ainda, a agenda legislativa. Enquanto bancada, vamos trabalhar para aprovar a PEC do Trabalho Escravo, as 40 horas semanais e temas pendentes como os royalties do pré-sal, o Código Florestal, além das medidas provisórias que ainda não foram votadas.

Informes – Quais assuntos têm mais urgência?

Jilmar Tatto – Temos várias medidas provisórias que estão ou podem trancar a pauta da Câmara. Entre elas está a PEC que beneficia as pessoas com necessidades especiais, e a que trata da previdência complementar para os futuros servidores públicos, o Funpresp. Temos ainda a Lei Geral da Copa, o Código Florestal, a Lei Geral da Copa e outros assuntos que podem ser pautados na reunião do Colégio de Líderes.

Informes – A bancada do PT tem posição firmada em relação às reformas política e tributária? As duas esperam há anos serem votadas na Câmara, mas ainda não foram por falta de consenso entre os partidos. Como o senhor vai conduzir a bancada nestas negociações?

Jilmar Tatto – Apesar de ainda não existir consenso sobre a reforma política, nós não vamos tentar pautar os outros partidos nem vamos nos deixar pautar pelo que eles defendem. Vamos continuar fazendo o debate politico na Casa, visando a aprovação desse tema. Sobre a reforma tributária, vamos lutar pela proposta apresentada hoje pela bancada, principalmente sobre os itens que tratam da taxação das grandes fortunas e o que reduz a desigualdade social, via tributação mais justa.

Informes – Qual vai ser a posição da bancada na votação de temas polêmicos como o Código Florestal e os royalties do petróleo?

Jilmar Tatto – Apesar desses temas serem delicados e polêmicos, é muito importante a aprovação deles. No caso do Código Florestal, votado anteriormente na Câmara e que agora volta novamente à Casa depois de ser aprovado no Senado, vamos negociar com o governo e a base aliada para encontrarmos um entendimento que permita a aprovação da matéria. Essa é uma lei que consolida o desenvolvimento sustentável do país a longo prazo, e é sobre esse prisma que vamos debater este assunto. No caso dos royalties é a mesma coisa. Não é um caso de disputa de um estado com outro e, sim, uma questão de desenvolvimento nacional, sobre o que desejamos para o futuro do país.

Informes – Como vai ser, sob a sua coordenação, a relação da bancada com o governo Dilma e os outros partidos da base, neste ano que também é de eleições municipais?

Jilmar Tatto – Será um relacionamento de total harmonia e muita conversa. Não haverá divergências. Pode até acontecer de termos visões diferentes de apoio ao governo, mas vamos construir uma relação harmônica com os líderes da base, e será dessa maneira que vamos atuar.

Héber Carvalho

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br

===========================================

PT completa 32 anos como o partido mais influente

Por Antônio Augusto de Queiróz

O Partido dos Trabalhadores, desde sua fundação em 10 de fevereiro de 1980, sempre teve presença ativa na cena política, nos primeiros 22 anos como oposição e nos últimos dez como situação no plano federal. Nunca ficou indiferente aos acontecimentos políticos e sociais ao longo destes 32 anos de existência. Sua contribuição para o processo democrático, nas lutas e mobilizações sociais, e para a consolidação da estabilidade econômica e social, no campo institucional, é inquestionável.

Forjado e construído por sindicalistas, militantes sociais e intelectuais, o PT veio para preencher o vazio na política brasileira, carente de lideranças com raízes sociais e dispostas a mobilizar as massas na perspectiva de rompimento com o modelo então vigente, a partir de um projeto de poder que combinasse democracia, liberdade e distribuição de renda.

Ao longo dos trinta anos de atuação no Congresso Nacional, consagrou-se pela combatividade, especialmente no período em que foi oposição, e pela capacidade de organização e de influência na definição da agenda e do conteúdo das políticas públicas, embora essa percepção tenha ganhado maior relevo a partir de 2003, quando o partido assumiu a Presidência da República.

O modo de organização, por núcleo temático, a disciplina da bancada e o rodízio obrigatório no exercício da liderança, na participação da mesa diretora, na presidência das comissões e na relatoria de matérias relevantes, combinados com uma assessoria profissionalizada e a forma militante de atuação dos deputados e senadores do PT, contribuíram enormemente para a qualificação da bancada, que lidera o ranking de parlamentares mais influentes no processo decisório no âmbito do Poder Legislativo Federal.

O grau de liderança do PT no Congresso Nacional, na condição de partido mais influente na articulação, formulação e negociação do conteúdo das políticas públicas, pode ser comprovado por duas linhas de aferição de atuação parlamentar, ambas do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Uma com base em critérios que combinam aspectos institucionais, reputacionais e decisionais; outra por enquete entre os próprios parlamentares, que livremente elegem “os dez mais influentes”.

A série “Os Cabeças do Congresso”, que há dezoito anos indica os cem parlamentares mais influentes com base em critérios amplamente aceitos pela ciência política, comprova, com números, a condição do PT de partido mais poderoso nas decisões do Parlamento.

No período de 1994 a 2011, dos 1,8 mil parlamentares, entre deputados e senadores, que figuraram entre os cem mais influentes, o PT participou com 383, seguido por PMDB, com 299; PFL/DEM, com 291; PSDB, com 284; e PPB/PP, com 104. Os demais partidos, incluindo os médios (PDT, PSB, PTB, PL/PR), tiveram menos de cem parlamentares entre os que lideraram as decisões no Congresso no período.

ARTIGO COLHIDO NO SÍTIO http://www.fpabramo.org.br/artigos-e-boletins/artigos/pt-completa-32-anos-como-o-partido-mais-influente

Close