fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:39 Bradesco, Destaque

Bancários do Bradesco realizam mobilizações contra fechamento de agências e demissões

Bancários do Bradesco realizaram nesta terça-feira (12) um Dia Nacional de Lutas contra o fechamento irresponsável de agências e redução do quadro de trabalhadores.

O Bradesco é uma das instituições financeiras que mais lucra no País, fruto da competência de seus funcionários, que, em muitos casos, são obrigados a ir além de sua capacidade humana, afetando sua saúde física, mental e social.

Os bancos estão entre os setores que mais afastam trabalhadores vítimas de assédio moral institucional. De acordo com os dados preliminares das federações, de janeiro a junho de 2025 o número de demissões no Brasdesco ultrapassa a 2,4 mil em todo o Brasil. Da mesma forma, nos últimos cinco anos, o banco fechou mais de 25 mil postos de trabalho e 1,8 mil agências. Os funcionários das agências que permanecem abertas, acumulam metas e intensificam a exposição ao trabalho. Ao mesmo tempo que os clientes são obrigados a se autoatender.

Muitos dos serviços essenciais que eram realizados pelo banco, de forma silenciosa, em muitas regiões, deixaram de ser ofertados. Destacamos aqui que os beneficiários do INSS que usam o cartão para receber a aposentadoria/pensão, já não conseguem sacar em caixas automáticos, promover pagamentos no comércio, bem como sacar na boca do caixa. Onde está o compromisso e a responsabilidade social do banco? O lucro vale mais do que a vida?

Os sindicatos dos bancários de todo o Brasil continuarão a cobrar do banco valorização de seus funcionários, da mesma forma que encaminhará aos órgãos públicos denúncias sobre os excessos cometidos pelo Bradesco.

No Paraná, foram realizadas diversas atividades, entre paralisações e manifestações nas unidades do banco

Veja a galeria de fotos

São José dos Pinhais

Curitiba

Londrina

Umuarama

Cornélio Procópio

Guarapuava

Campo Mourão

Apucarana

Arapoti

Fonte: Fetec/PR

Close