(Belo Horizonte) No dia 17 de janeiro, o Sindicato de Belo Horizonte se reuniu com Comissão de Negociação Permanente do BMB para pressionar a direção a melhorar as condições de trabalho nas agências, que estão adoecendo centenas de bancários em todo país.
Representantes dos Sindicatos do Rio de Janeiro e Londrina estiveram no encontro e também informaram os problemas enfrentados nas agências dessas regiões. Foram relatados a falta de emissão de CAT – o que aconteceu com uma funcionária de Itabira, que ficou incapacitada para o trabalho. No Rio de Janeiro, vários gerentes estão pedindo demissão devido à falta de pessoal na área comercial, o que sobrecarrega os demais funcionários. Em Londrina, a falta de móveis adequados e o excesso de trabalho está deixando um grande número de bancários lesionados, o que gerou várias ações do Ministério Público da cidade contra o banco.
Para Marco Aurélio, diretor do Sindicato e funcionário do Mercantil, a falta de condições de trabalho chegou a um ponto insuportável do banco. “Além dos problemas que estão adoecendo os bancários, em todas as localidades os funcionários estão desmotivados, pois o banco, além manter o arrocho salarial e pagar somente o piso do Acordo Nacional, não promove nenhuma forma de incentivo ou valorização dos empregados”, afirmou.
O banco se comprometeu em avaliar os problemas relatados e apresentar uma proposta para os sindicatos.
Plano de saúde – Também esteve na pauta da reunião o plano de saúde. Embora concordassem o atendimento melhorou com a mudança para a Unimed – principalmente fora de BH, onde a Mediservice é deficitária – os representantes dos bancários exigiram alterações em relação ao fator moderador ou co-participação, que cobra dos bancários consultas, exames e internações. Os sindicatos exigiram, da mesma forma como acontece no Itaú, que o Mercantil pague sete consultas anuais, por família, sem a cobrança de co-participação. Embora se recusasse inicialmente, diante do impasse, o Mercantil se comprometeu a ler o contrato o Itaú, abrindo a possibilidade de inclusão do benefício.
Os Sindicatos também solicitaram a criação de um comitê de acompanhamento do plano de saúde, composto de seis membros, sendo três representantes do Banco Mercantil do Brasil e três representantes indicados pelas entidades sindicais.
Segurança – No dia 2 de fevereiro, o Sindicato enviou um ofício à direção do banco exigindo a contratação de mais seguranças para a unidade Tecnologia/Eletrodados. Há tempos os bancários enfrentam a falta de segurança e o vandalismo no estacionamento da empresa. Vários bancários já foram roubados ou tiveram seus carros furtados no local, pois o único segurança da agência não tem acesso ao estacionamento.
Fonte: Marco Aurélio – Seeb BH
Deixe um comentário