Dirigentes sindicais cutistas nos bancos Bradesco e Itaú Unibanco do Paraná discutiram demandas específicas e preparativos para o Encontro Nacional dos Bancos
Os dirigentes sindicais no banco Bradesco e no banco Itaú Unibanco das bases cutistas do Paraná, bem como representantes da FETEC-CUT-PR, estiveram reunidos ontem (14/12), na sede do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio e Região. A reunião foi aberta de forma conjunta com os membros dos Coletivos do Itaú e do Bradesco, com exposições feitas por Dirceu Casagrande Junior, presidente do Sindicato de Cornélio, Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR, e por Alcione Macedo, secretário de Bancos Privados da FETEC-CUT-PR e diretor do Sindicato dos Bancários de Guarapuava e Região.
Os dirigentes começaram os debates pelo Encontro Nacional de Bancos, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2011, em São Paulo, para organizar as pautas específicas que deverão ser negociadas com os bancos no primeiro semestre do próximo ano.
Igualdade de Oportunidades – O diretor do Sindicato de Londrina, Jair Sambudio, que também é representante da FETEC-CUT-PR na Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades, fez um relato aos dirigentes do Itaú e do Bradesco sobre o andamento das negociações a respeito deste tema. Jair informou ainda que será realizado um diagnóstico junto aos Sindicatos sobre as questões que envolvem raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência, para subsidiar a referida Mesa Temática.
Reunião do Coletivo Estadual do Itaú
Os dirigentes do Itaú retomaram o debate acerca do Encontro Nacional de Bancos, levantando questões relativas aos temas específicos do banco, que deverão ser tratados neste evento. Foram abordados o cenário da previdência complementar na Holding; Plano de Saúde; garantia de emprego; remuneração e condições de trabalho, dentre outros.
Na sequência, os conselheiros eleitos no Funbep, José Altair Monteiro Sampaio (deliberativo) e Edilson José Gabriel (fiscal), fizeram falaram sobre as questões que envolvem a Previdência Complementar. Foi discutida a situação atual do Funbep e a possibilidade de fusão das Fundações que gerem os planos de benefícios.
“São oito Fundações patrocinando 19 planos na Holding Itaú. Além de debater a possibilidade de que algumas destas Fundações se fundam em apenas uma, é necessário que se garanta a ampla representação dos trabalhadores nos Conselhos, Comitês e na Diretoria”, destaca Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina e integrante da coordenação nacional da COE Itaú, acrescentando que “mais do que isso, é urgente e fundamental que se garanta o direito a todos os funcionários da holding estarem em algum Fundo de Pensão”.
Plano de Saúde – O Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o Plano de Saúde dos funcionários do Itaú vence em fevereiro de 2011. Seguindo a orientação da COE, os Sindicatos farão uma consulta junto às suas bases para mensurar o grau de satisfação com os serviços oferecidos nas áreas médica e odontológica.
Emprego – A luta pela garantia de emprego deve ser uma das principais bandeiras dos funcionários do Itaú no próximo ano. Os Sindicatos estarão acompanhando sistematicamente as demissões efetuadas pelo Itaú no Estado.
“Todas estas questões, somadas à pressão pelo cumprimento de metas, falta de segurança nas agências, necessidade de um Plano de Cargos e Salários, dentre outras, estão na ordem do dia, e a reunião serviu principalmente para unificar as ações sindicais no Estado”, afirma Wanderley Crivellari.
Reunião do Coletivo Estadual do Bradesco
A reunião do Coletivo Sindical do Bradesco, também realizada ontem em Cornélio Procópio, teve a participação de 12 dirigentes, representando 10 entidades do Estado. Foram debatidos o planejamento das ações nas bases dos Sindicatos cutistas do Paraná para 2011 e os temas que compõem a pauta do Encontro Nacional, quando serão levantados encaminhamentos a respeito de segurança, assédio moral e reabilitação profissional, entre outros pontos.
“Os dirigentes compartilharam os problemas enfrentados atualmente nas respectivas bases sindicais para definir as ações que serão tomadas no próximo ano, visando sanar os problemas de alçada regional”, relata Joseph Sonego, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Paraná na COE Bradesco.
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br. ADAPTADA.