Brasília, 10 de janeiro – O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo de Rato, está no Brasil para registrar o pré-pagamento da dívida brasileira junto ao FMI. A dívida de US$ 15 bilhões, que venceria em 2007 e seria quitada em parcelas, foi paga antecipadamente pelo Banco Central em dezembro.
A dívida era referente aos Direitos Especiais de Saque (DES), tipo de empréstimo do FMI em que o governo fica com o dinheiro em suas reservas, podendo usá-lo ou não. O montante pago refere-se a acordo negociado com o FMI em 2002. Na época, o Fundo deixou US$ 30 bilhões disponíveis ao país, em forma de DES.
Em sua visita ao país, Rato tem encontros agendados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, o pré-pagamento deverá resultar em uma economia de US$ 900 milhões que seriam gastos com juros, caso fosse cumprido o cronograma original do empréstimo. O saldo comercial de 2005 superior a US$ 40 bilhões (resultado do desempenho recorde dos setores exportadores) motivaram o governo brasileiro a antecipar a quitação. Outro aspecto relevante foi o crescimento das reservas brasileiras – de US$ 15 bilhões, em 2003, para US$ 66 bilhões em 2005.
Agência Brasil
Notícias recentes
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
Comentários
Por Mhais• 11 de janeiro de 2006• 14:30• Sem categoria
Diretor do FMI está no Brasil para oficializar fim de acordo
Brasília, 10 de janeiro – O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo de Rato, está no Brasil para registrar o pré-pagamento da dívida brasileira junto ao FMI. A dívida de US$ 15 bilhões, que venceria em 2007 e seria quitada em parcelas, foi paga antecipadamente pelo Banco Central em dezembro.
A dívida era referente aos Direitos Especiais de Saque (DES), tipo de empréstimo do FMI em que o governo fica com o dinheiro em suas reservas, podendo usá-lo ou não. O montante pago refere-se a acordo negociado com o FMI em 2002. Na época, o Fundo deixou US$ 30 bilhões disponíveis ao país, em forma de DES.
Em sua visita ao país, Rato tem encontros agendados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Segundo estimativas do Ministério da Fazenda, o pré-pagamento deverá resultar em uma economia de US$ 900 milhões que seriam gastos com juros, caso fosse cumprido o cronograma original do empréstimo. O saldo comercial de 2005 superior a US$ 40 bilhões (resultado do desempenho recorde dos setores exportadores) motivaram o governo brasileiro a antecipar a quitação. Outro aspecto relevante foi o crescimento das reservas brasileiras – de US$ 15 bilhões, em 2003, para US$ 66 bilhões em 2005.
Agência Brasil
Deixe um comentário