(São Paulo) A Executiva Nacional dos Bancários, reunida nesta quarta-feira, dia 18/05, definiu a data dos primeiros eventos da Campanha Salarial 2005 e destacou a importância das conferências regionais que deverão ser ampliadas fortalecendo a participação dos bancários de base.
Neste ano, além do encontro de mulheres, que já ocorreu no ano passado, a Executiva promoverá ainda encontros de jovens bancários e de saúde.
O calendário aprovado prevê a seguintes atividades:
Conferências regionais de 01/06 a 10/7
– Encontro de Saúde – 13/07
– Encontro de Jovens – 14/07
– Encontro de Mulheres – 15/07
– Encontros de Bancos (Banco do Brasil, Caixa, Privados e Estaduais, Federalizados e Bancos Regionais) – 16 e 17/07
– Conferência Nacional – 30 e 31/07
– Entrega de Minuta à Fenaban – 11/08
O calendário aprovado pela Executiva Nacional tem como objetivo fortalecer os encontro regionais e a participação dos bancários. “Queremos priorizar os debates na base, pois com a categoria mais esclarecida e mobilizada, teremos maior poder de negociação”, ressaltou Carlos Cordeiro, secretário-geral da CNB/CUT.
Luta – A Executiva aprovou ainda o indicativo da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil de realização de um Dia Nacional de Mobilização no BB no dia 31/05 para cobrar do banco uma posição sobre a redução da Parcela Previ, protestar contra o assédio moral e defender melhores condições de trabalho, além de cobrar do banco a anistia dos dias parados na greve do ano passado que ainda não foram compensados. O dia 31/05 é o prazo final estabelecido para compensação. Os funcionários querem do BB o mesmo acordo da Fenaban, que após o término do prazo de compensação, os dias remanescentes foram anistiados.
A Executiva aprovou ainda a realização de uma seminário nacional dos bancos federalizados, regionais e estaduais, além de um dia de luta contra a privatização destes bancos. Foi apontado ainda apoio à incorporação do Banco do Estado do Ceará – BEC, pelo BNB, proposta esta que já vem sendo debatida no Ceará.
Fonte: CNB/CUT – Meire Bicudo
Deixe um comentário