A Federação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) apresenta na próxima terça-feira (17) o estudo “Rosto dos Financiários”, levantamento que tem como objetivo traçar o perfil dos trabalhadores do setor de crédito, financiamento e investimento.
O estudo busca reunir informações sobre quem são os financiários, suas características profissionais e sociais, além de identificar demandas e percepções da categoria. A iniciativa é considerada estratégica para aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos trabalhadores e orientar a atuação das entidades sindicais.
A pesquisa é resultado da última negociação com o sindicato patronal das financeiras, que estabeleceu o compromisso de realização de um levantamento de informações setoriais. Prevista na cláusula 65 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a iniciativa tem como objetivo que as instituições financeiras apresentem, de forma individualizada, dados sobre seus empregados e as condições de trabalho no setor.
Para Magaly Fagundes, conhecer o perfil da categoria é essencial para fortalecer a representação sindical e aprimorar o diálogo com os trabalhadores. “É fundamental conhecermos os trabalhadores que representamos, saber quem eles são para entender o que pensam e o que precisam. Isso fortalece nossa representação e qualifica nossa atuação”, afirmou.
A secretária do ramo financeiro da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná, Katlin Salles, disse que “a entrega do estudo ‘Rosto dos Financiários’ representa o atendimento a uma das nossas mais antigas e prioritárias reivindicações em mesa de negociação. Há anos insistimos na urgência de um diagnóstico profundo sobre quem são os trabalhadores do setor e quais são suas reais condições de trabalho; por isso, nossa expectativa sobre esses dados é máxima. Conhecer a fundo essa realidade é o que nos permite qualificar o processo de negociação coletiva com total responsabilidade. Com este estudo em mãos, as pautas defendidas na mesa não serão apenas propostas, mas o reflexo direto das necessidades urgentes dos financiários que representamos”.
A apresentação do levantamento marca mais uma etapa no processo de análise do perfil dos financiários e deverá contribuir para subsidiar debates e ações voltadas ao fortalecimento da categoria.
Fonte: Contraf-CUT