Parlamentares e representantes de várias entidades se reúnem dia 3, para discutir a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público e pela revisão da Privatização da Vale do Rio Doce com o objetivo de anular o leilão que resultou na privatização da empresa, em 1997. A reunião vai acontecer no plenário 12, às 10h.
A Frente vai mobilizar o Congresso Nacional e a sociedade para garantir a manutenção da decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal de Brasília que obriga a justiça do Pará a julgar o mérito dos processo que questionam o processo de privatização. A privatização da Vale do Rio Doce foi um dos episódios mais polêmicos do governo Fernando Henrique Cardoso.
Autora de uma das ações, a deputada Doutora Clair (PT-PR) é uma das articuladoras do movimento em defesa do patrimônio público, denominado Reage Brasil, em referência ao movimento realizado na época das privatizações. Membro da recém-criada CPI das Privatizações, a deputada pretende não apenas realizar as investigações que competem à comissão mas esclarecer e mobilizar a sociedade, por meio da criação de comitês em todos os estados para acompanhar o andamento do processo.
Fonte: Informes
Deixe um comentário