Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (19) que deixará a Presidência da República com a consciência tranquila. Na cerimônia de batismo do navio-petroleiro Sérgio Buarque de Holanda, da Petrobras, o presidente afirmou que não fez tudo o que precisava ser feito, mas ressaltou ter feito mais do que muita gente imaginava que ele poderia fazer.
“Certamente tem muita gente que passou pela Presidência que, hoje, fica se perguntando: como é que um peão conseguiu fazer mais do que eu? Como é que um peão conseguiu fazer muito mais?”, disse Lula.
Na solenidade, Lula também disse que, “nunca, um presidente” vestiu tanto a camisa da Petrobras quanto ele. “Não sei se fui eu que ajudei a Petrobras ou se foi ela que me ajudou.”
Para ele, o Brasil só será uma grande nação quando os governantes não forem subordinados “intelectualmente e politicamente a outros interesses”. Ao falar sobre política externa, Lula disse que o país nunca “falou fino com ninguém” e criticou governos anteriores que, segundo ele, “falavam grosso” com nações como a Bolívia e o Paraguai, mas baixavam a cabeça para os Estados Unidos.
Lula também comemorou a geração de 2,5 milhões de empregos no país de janeiro a outubro deste ano. “Enquanto os Estados Unidos tiveram 60 mil empregos a menos, nós conseguimos criar 2,5 milhões de empregos no Brasil.”
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse, na cerimônia, que a indústria naval brasileira se fortalecerá ainda mais nos próximos anos, por causa das novas descobertas do petróleo na camada pré-sal. Segundo ele, daqui para a frente será necessário construir de quatro a seis plataformas por ano, no país.
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil. Edição: Lana Cristina.
=============================
Dilma diz que espera “maturidade” do PT para governar o país com a coligação que a elegeu
Brasília – A presidenta eleita Dilma Rousseff disse hoje (19) que espera contar com a “maturidade” do PT para poder governar o país com os nove partidos que fizeram parte da coligação que a elegeu. Ao discursar na primeira reunião do Diretório Nacional do PT após as eleições, Dilma afirmou que, em um momento de conversas com as demais legendas para formação dos ministérios, pretende receber a compreensão do partido. Ele agradeceu o esforço feito pela legenda, principalmente no segundo turno.
“É para esse partido que eu apresento aqui minha gratidão. Dependo da compreensão de vocês, do esforço e da solidariedade de vocês. Esse partido construiu maturidade política de compreender os complexos desafios do poder.”
Ao falar da campanha, a presidenta eleita chegou a se emocionar. De acordo com Dilma, o PT conseguiu construir a “maturidade política” ao aprender a conviver com as diferenças de outras legendas.
“Conseguimos construir nossa capacidade de conviver com a diferença, com posicionamento sobre algumas questões diferenciadas. Quero aqui enfatizar a maturidade do PT na sua relação com os demais partidos que integram a coligação que vai governar o país a partir do dia primeiro de janeiro”, enfatizou.
Dilma ainda fez um agradecimento especial ao trio de coordenadores de sua campanha chamados de “os três porquinhos”. Preocupada em não desmerecer os demais integrantes do partido, Dilma adotou o apelido. “Quero fazer um agradecimento especial ao Dutra [José Eduardo Dutra] e ao José Eduardo Cardozo. Não temos aqui o último dos três porquinhos [o ex-ministro Antonio Palocci]. Acredito que os três porquinhos foram muito bem-sucedidos na coordenação da campanha. Sem desmerecer os demais, com eles eu convivi todos os dias diante dos desafios de uma campanha.”
Dilma lembrou que a campanha teve momentos muito pesados nos quais os adversários tiveram o objetivo de estimular o preconceito e a intolerância no país. “Foi uma campanha pesada, de confronto, mas confronto não nas questões que nós achávamos que cabia confrontar”, lembrou.
Por Luciana Lima – Repórter da Agência Brasil. Edição: Talita Cavalcante.
NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.