Amanhã é o prazo final para a regularização do título. Os eleitores que não votaram e não justificaram ausência nos três últimos pleitos consecutivos – dois turnos da eleição de 2004 e o referendo de 2005 – devem procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências. Caso não regularizem, os títulos serão cancelados. Em 2001, foram cancelados 1.950.690 títulos, em 2003, 2.154.880 e em 2005, 1.089.662.
Para regularizar a situação, os eleitores devem comparecer a qualquer cartório eleitoral e apresentar carteira de identidade e título de eleitor. Quem vai tirar o título pela primeira vez, transferir domicílio ou fazer alguma modificação em cadastro atualizado, o prazo encerra em 3 de maio.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão com título irregular não pode tirar passaporte ou CPF, se inscrever em concurso público ou, em caso de aprovação, tomar posse do cargo; conseguir empréstimos em bancos do governo e se matricular em instituições públicas de ensino.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia e Região
Deixe um comentário