Programa de Biocombustíveis deve beneficiar 20 mil famílias de agricultores no Rio Grande do Sul
Porto Alegre – A Petrobras e a Cooperativa de Biocombustíveis da Região do Pampa Gaúcho (Biopampa) assinaram neste sábado (27) em Bagé, no Rio Grande do Sul, o memorando de intenções para a implantação do Programa de Biocombustíveis no sul do estado. A parceria vai permitir a instalação de usinas de biodiesel e álcool que deverão beneficiar 20 mil famílias de pequenos agricultores e assentados da reforma agrária em 43 municípios da região.
A previsão é que o complexo industrial, até o início de 2008, produza de 60 milhões a 120 milhões de litros por ano de biocombustível, a partir de oleaginosas e álcool. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os estudos técnicos do programa – que vem ao encontro das necessidades das famílias de assentados e de agricultores familiares – envolvem também a Eletrosul, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Estou otimista com a possibilidade de bons resultados, pois já existe um processo bastante avançado na organização dos agricultores e dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul no cultivo de plantas oleaginosas, como o girassol e o amendoim”, disse o presidente da Biopampa, Valdinei de Matos. Ele destacou que a introdução de mais uma alternativa de trabalho e renda na região “vai melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores e assentados”.
Presente a solenidade, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, que presidiu a solenidade, disse que a perspectiva do governo federal com o programa “é promover um desenvolvimento regional integrado, a fim de democratizar as formas de produção, industrialização e distribuição de biocombustíveis”.
Ontem (26), foi viabilizada a parceria entre a Petrobras e a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Combustíveis do Brasil (Cooperbio), em Palmeira das Missões. Ela deverá beneficiar 30 mil famílias de pequenos produtores em 63 municípios da região noroeste gaúcha.
Por Shirley Prestes – Repórter da Agência Brasil – NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.radiobras.gov.br E PUBLICADA NO DIA 27/05/2006.
Notícias recentes
- Carlos Bolsonaro ataca pesquisa Quaest, que confirma derretimento de Flávio, após censura à AtlasIntel
- Governo registra Pix como marca de alto renome no INPI
- Sindicato de Londrina paralisa agência do Santander por falta de funcionários
- Centrais entregam à OIT carta em defesa do fim da escala 6×1
- Sindicato de Toledo recebe reunião da Executiva da Fetec-CUT/PR
Comentários
Por Mhais• 28 de maio de 2006• 22:57• Sem categoria
Programa de Biocombustíveis avança no Sul do Brasil
Programa de Biocombustíveis deve beneficiar 20 mil famílias de agricultores no Rio Grande do Sul
Porto Alegre – A Petrobras e a Cooperativa de Biocombustíveis da Região do Pampa Gaúcho (Biopampa) assinaram neste sábado (27) em Bagé, no Rio Grande do Sul, o memorando de intenções para a implantação do Programa de Biocombustíveis no sul do estado. A parceria vai permitir a instalação de usinas de biodiesel e álcool que deverão beneficiar 20 mil famílias de pequenos agricultores e assentados da reforma agrária em 43 municípios da região.
A previsão é que o complexo industrial, até o início de 2008, produza de 60 milhões a 120 milhões de litros por ano de biocombustível, a partir de oleaginosas e álcool. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os estudos técnicos do programa – que vem ao encontro das necessidades das famílias de assentados e de agricultores familiares – envolvem também a Eletrosul, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Estou otimista com a possibilidade de bons resultados, pois já existe um processo bastante avançado na organização dos agricultores e dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul no cultivo de plantas oleaginosas, como o girassol e o amendoim”, disse o presidente da Biopampa, Valdinei de Matos. Ele destacou que a introdução de mais uma alternativa de trabalho e renda na região “vai melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores e assentados”.
Presente a solenidade, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, que presidiu a solenidade, disse que a perspectiva do governo federal com o programa “é promover um desenvolvimento regional integrado, a fim de democratizar as formas de produção, industrialização e distribuição de biocombustíveis”.
Ontem (26), foi viabilizada a parceria entre a Petrobras e a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Combustíveis do Brasil (Cooperbio), em Palmeira das Missões. Ela deverá beneficiar 30 mil famílias de pequenos produtores em 63 municípios da região noroeste gaúcha.
Por Shirley Prestes – Repórter da Agência Brasil – NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.radiobras.gov.br E PUBLICADA NO DIA 27/05/2006.
Deixe um comentário