Evento promovido pela CUT vai aprofundar a construção de mecanismos para garantir condições de trabalho decente

Na próxima quarta-feira (22) sentarão sob a mesma mesa poder público, sindicalistas, juristas, trabalhadores e professores para discutir a situação das condições de trabalho no Brasil. O seminário “Construindo o Trabalho Decente no Paraná”, promovido pela Central Única dos Trabalhadores, terá como missão discutir os mecanismos necessários para garantir condições de trabalho no Estado.
De acordo com a organizadora do Seminário e secretária da Mulher da CUT-PR, Eliana Maria dos Santos, o tema trabalho decente está intimamente ligado à história da CUT. “Ao realizarmos este seminário, queremos reunir trabalhadores, sindicalistas, acadêmicos e profissionais da Justiça do Trabalho para construirmos uma agenda de luta para construção do trabalho decente no Paraná”, explica.
Já confirmaram presença como painelistas nomes do poder público como o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego Manoel Messias de Melo, Luiz Claudio Romanelli Secretário de Estado do Trabalho e Emprego e Economia Solidária do Paraná e Mirian Gonçalves Prefeita em exercício e Secretária Municipal do Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Curitiba; além de juristas e estudiosos do assunto como o professor do curso de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Wilson Ramos Filho, o Xixo, o advogado trabalhista e professor universitário, Sandro Lunard e o economista do Dieese, Sandro Silva.
O evento faz parte da série de atividades promovidas pela CUT-PR no mês do trabalhador, com eventos discutindo temas ligados diretamente ao dia-a-dia laboral. O seminário acontecerá na APP Sindicato, Av. Iguaçu, nº 880, das 8h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no local.
Confira a programação:
8:30 h- Abertura – Participação de autoridades
9:40h – 1ª Mesa – Desafios para construção do trabalho decente – Roni A. Barbosa – Observatório Social da CUT e Messias de Melo – Ministério do Trabalho e Emprego.
11h – 2ª Mesa – Situação do trabalho no Paraná e em Curitiba e Região Metropolitana – Luiz Claudio Romanelli – Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e Miriam Gonçalves – Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Curitiba
12h Debate
12:30h às 14h – Almoço
14h – 3ª Mesa – 70 anos da CLT no Brasil –
CLT e a organização sindical – Wilson Ramos Filho (Xixo) – Advogado trabalhista, sócio fundador da DECLATRA – Defesa da Classe Trabalhadora
CLT e as Convenções internacionais do trabalho – Sandro Lunard – Advogado trabalhista
CLT e a situação do trabalho no Brasil – Gênero, Raça, Geração, Orientação Sexual, Pessoa com deficiência – Sandro Silva, economista do DIEESE
15:30h Debate
16:30h 4ª Mesa – Jornada de luta pelo trabalho decente – aprovação de agenda de luta
17:30h Encerramento
Fonte: Matéria colhida no sítio: www.cutpr.org.br