Sindicato cobra reunião com futuro presidente do Santander no Brasil
Fábio Barbosa disse que só falaria oficialmente sobre a fusão com o Real quando assumisse, o que deve ocorrer nos próximos dias
São Paulo – O Sindicato vai cobrar o compromisso assumido pelo futuro presidente do Santander no Brasil, Fábio Barbosa, de se reunir com os representantes dos trabalhadores após assumir de fato o cargo. Na pauta, a situação dos funcionários do banco espanhol e do Real após a fusão das duas instituições.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta quarta-feira, dia 23, um dos maiores entraves burocráticos para que o banqueiro assumisse o cargo – o aval do Banco Central holandês para a venda do Real para o Santander – saiu na terça, dia 22.
No início de abril, dirigentes do Sindicato reuniram-se com Fábio Barbosa, hoje ainda presidente do Real, para tratar do assunto. Na ocasião, apesar da abertura do canal de diálogo, o executivo disse que não poderia se aprofundar nas discussões pois ainda não respondia pela diretoria do Santander.
“Agora vamos cobrar não só o compromisso da reunião como o compromisso de respeito aos postos de emprego e aos direitos dos trabalhadores durante todo o processo de fusão”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
Aval – Ainda segundo a matéria da Folha, o aval do BC holandês foi dado com a emissão de um DNO (Declaração de Não-Objeção), documento que abre caminho para a integração. A princípio, o Santander informa que as duas instituições continuam a operar separadamente.
No Brasil, a incorporação já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e está em análise no BC. A integração completa deve demorar três anos.
Fonte:Sindicato dos Bancários de São Paulo