fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:20 Sem categoria

Central Única dos Trabalhadores que o fim do fator previdenciário

CUT quer o fim do fator previdenciário

Previdência: Não se mexe em direitos, diz Marinho

“Vamos levar até o final o compromisso assumido pelo presidente Lula de manter intocados os direitos previdenciários dos trabalhadores”. A garantia foi dada pelo ministro da Previdência Luiz Marinho.

Segundo ele afirmou ontem para a Tribuna, as propostas para mudanças na Previdência seguem em debate no Fórum de Previdência Social, do qual participam as centrais sindicais, governo e empresários. “Nada será implementado ou mudado na Previdência sem o consenso do Fórum”, garantiu Marinho.

Mesmo assim, assegura ele, se novas regras forem definidas elas só valerão para os trabalhadores que entrarem no mercado de trabalho após as mudanças serem aprovadas

Especulação – Segundo ele, existe especulação do que é tratado no Fórum. “Os debates são sobre tempo de contribuição, fim do fator previdenciário, idade para aposentadoria, financiamento da Previdência e muitos outros, mas de vez em quando a imprensa escolhe um deles e dá como certo que algo vai mudar”, explicou Marinho.

Já o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, disse que os metalúrgicos estão com a posição assumida pela CUT de não permitir mudanças que retirem direitos. Segundo Feijóo, a principal reivindicação da Central no Fórum é o fim do fator previdenciário e um novo sistema de financiamento por parte das empresas, que deixariam de recolher sobre a folha de pagamento e passariam a pagar sobre o faturamento.

A CUT também é contrária a imposição de idade mínima para a concessão de aposentadoria.

Publicada na Tribuna Cidadania nº 2382.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.smabc.org.br.

Close