fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:26 Sem categoria

Trabalhadores bancários na CAIXA com excesso de trabalho

Registrem os teus pontos eletrônicos e denunciem irregularidades ao Sindicato

 

 

 

 

 

 

A Caixa Econômica Federal anunciou no dia 19 de abril que ampliará o horário de atendimento das suas agências. Esta medida entrou em vigor na segunda-feira ( 23/04) para dar vazão ao aumento da demanda por conta das medidas adotadas pela empresa para baixar os juros e implementar novos programas de renegociação de dívidas.

Este anúncio surge no momento em que os Sindicatos estão intensificando a cobrança pelo registro correto da jornada de trabalho e pelo pagamento das horas extras trabalhadas, independente do cargo do funcionário.

“Os empregados não são contrários à ampliação do horário de atendimento. Temos cobrado isso dos bancos há anos, contanto que sejam instituídos dois turnos de trabalho. O que temos denunciado é o desrespeito à jornada de 6 horas e a falta de pessoal nas agências, ainda mais num momento como este”, adverte Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.

Para ele, é necessário que todos os empregados marquem corretamente no ponto eletrônico a sua jornada, tanto na entrada quanto na saída, e verifiquem o pagamento integral das horas efetivamente trabalhadas. “Qualquer abuso ou irregularidade deve ser imediatamente comunicado ao Sindicato”, orienta Wanderley.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br

==================================================

Caixa amplia atendimento e Contraf-CUT cobra marcação correta do ponto

A Caixa Econômica Federal anunciou na quinta-feira (19) que ampliará o horário de atendimento das suas agências a partir da próxima segunda-feira (23). A intenção é abrir uma hora mais cedo que o horário habitual para atender o aumento da demanda por conta das medidas adotadas pela empresa para baixar os juros e implementar novos programas de renegociação de dívidas. Este novo horário deve se estender até 11 de maio.

O anúncio da ampliação do atendimento acontece no momento em que a Contraf-CUT, sindicatos e federações, assessorados pela Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), estão intensificando a cobrança pela marcação correta da jornada de trabalho e pelo pagamento das horas extras trabalhadas, independente do cargo que o empregado ocupe.

Os trabalhadores não são contrários à ampliação do atendimento para a população. Historicamente, as entidades sindicais sempre defenderam medidas que visem assegurar um serviço de qualidade, como a extensão do expediente ao público, passando para das 9h às 17h, mas com dois turnos de trabalho e respeitando as particularidades de cada trabalhador.

O que as lideranças dos empregados vem combatendo é a carga excessiva de trabalho, a qual os empregados vêm sendo submetidos e, o pior, sem o devido pagamento, o que é o desrespeito à jornada de seis horas diárias, conquistada em 1985, após uma greve que mobilizou milhares de trabalhadores, entre outros problemas existentes nas unidades da Caixa.

Para Jair Ferreira, coordenador da CEE/Caixa, “é preciso que os direitos dos empregados sejam preservados e respeitados pela direção da Caixa”. Para isso, as entidades sindicais orientam os trabalhadores a marcar corretamente a sua jornada, tanto na entrada quanto na saída. Somente o registro correto garante o pagamento integral das horas efetivamente trabalhadas.

Os trabalhadores que se sentirem prejudicados com a mudança no horário de atendimento ou sofram qualquer pressão para não registrar corretamente o ponto devem procurar o seu sindicato para denunciar o problema.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae

==============================================

Contraf-CUT questiona Caixa sobre abertura de agências no dia 12 de maio

Medida não se justifica, apontaram representantes dos empregados

A Contraf-CUT se reuniu na tarde desta quinta-feira (26) com o diretor de Recursos Humanos da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, em Brasília, para questionar o anúncio feito pelo banco de que abrirá as 500 principais agências de todo país no dia 12 de maio (sábado).

Além de Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT, participaram da reunião Rafael de Castro, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Jair Pedro Ferreira, vice-presidente da Fenae, e Sérgio Takemoto, presidente da Apcef-SP. “Nosso objetivo foi questionar a necessidade de abertura dessas agências e nos manifestamos contrários à medida”, afirma Plínio.

A Caixa alegou que, com a política de redução dos juros, a abertura nesse dia seria mais uma oportunidade para sociedade conhecer a nova política de crédito da instituição, receber orientações sobre aplicações financeiras, empréstimos ou operações em geral, além de saber sobre os benefícios para os clientes.

Apesar do movimento sindical apoiar as medidas de redução dos juros, a abertura de agências da Caixa num sábado não se justifica. “Os argumentos utilizados pela empresa não tem amparo na legislação vigente, que somente possibilita o funcionamento em situações de comoção nacional ou em casos de grandes catástrofes, por exemplo”, lembra Jair.

A medida da Caixa parece estar mais para uma ação de marketing do que para uma prestação de serviços à sociedade. “Não vemos necessidade, além do que é véspera de uma data comemorativa, o Dia das Mães, o que só trará muitos transtornos aos trabalhadores. Temos a preocupação de que a estratégia se repita, é uma questão que precisamos combater”, salienta o vice-presidente da Fenae.

O representante da Caixa se comprometeu em levar a demanda das entidades sindicais à diretoria do banco. “Cobramos uma resposta o mais rápido possível”, ressalta Plínio.

Fonte: Contraf-CUT

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.contrafcut.org.br

Close