O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3) o julgamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado de 2022. Na pauta, as sustentações orais das defesas de quatro dos oito réus, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo é acusado de orquestrar a trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
O julgamento acontece na Primeira Turma do STF e, nesta sessão, a defesa de Bolsonaro terá uma hora para apresentar seus argumentos em resposta às acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na primeira sessão, nesta terça-feira (2), o procurador-geral Paulo Gonet havia pedido a condenação do ex-presidente, que poderia resultar em uma pena de até 43 anos de prisão.
Cronograma da sessão
A sessão da Primeira Turma será retomada pela manhã e a previsão é que se estenda até o início da tarde. As defesas dos seguintes réus deverão se manifestar, nesta ordem:
- Augusto Heleno (general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional);
- Jair Bolsonaro (ex-presidente);
- Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa);
- Walter Braga Netto (general, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil).
Se todas as defesas utilizarem o tempo integral de uma hora, a apresentação dos votos dos ministros pode ser adiada para a próxima semana, possivelmente na terça-feira (9). O julgamento seguirá a ordem de antiguidade dos magistrados, começando com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin.
A cobertura completa do julgamento será transmitida pela Fórum através do canal TV Fórum, onde está sendo acompanhando todos os desdobramentos desse julgamento histórico. Fique ligado e assista à transmissão ao vivo para conferir as análises de jornalistas e especialistas e atualizações em tempo real.
Assista ao vivo o segundo dia de julgamento da trama golpista na TV Fórum:
Foto: Victor Piemonte/STF
Texto: Alice Andersen
Fonte: Revista Fórum