fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:48 Notícias

Lula inicia limpa do Centrão na Caixa e Codevasf

Em meio ao conluio em torno para favorecer Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) como provável candidato da terceira via em 2026, Lula deu início a limpa em dois dos principais espólios dos partidos do Centrão na estrutura federal: a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

As demissões em cargos de segundo e terceiro escalões, que já somam cerca de 400, acontecem como retaliação após a derrubada da Medida Provisória 1303/2025, que taxava Bets, fintechs e bilionários para equilibrar as contas do governo em 2026, após a isenção do Imposto de Renda a milhões de brasileiros que ganham até R$ 5 mil.

Após conversa na segunda-feira (13) com Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, Arthur Lira (PP-AL) – que não votou na sessão que derrubou a MP – foi poupado. No entanto, a Fórum obteve informações de que Lira articulou pela derrubada da MP e ele segue no radar do governo.

Lira foi o responsável pela indicação de Carlos Antônio Vieira Fernandes para a Presidência da Caixa, que foi mantido no cargo. Em entrevista ao Fórum Onze e Meia na terça-feira (14), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou que, por enquanto, Lira terá indicados preservados.

“O Arthur Lira não votou [na MP]. O indicado dele, o presidente da Caixa, é uma pessoa que ganhou as graças do Lula. Em primeiro lugar, ele tem sido um bom presidente da Caixa, tem feito a Caixa funcionar bem. Tem representado o governo em muitos atos Brasil afora e sempre ressaltando o papel do presidente Lula. Ele fala como a gente do PT, levando o nome do Lula”, afirmou o deputado.

Na conversa com Lira, Gleisi teria ressaltando que o governo pretende exonerar todos os indicados ligados a parlamentares e partidos que não apoiam o projeto da reeleição.

Na Caixa, o Centrão controla boa parte das 12 vice-presidências. Ligado a Ciro Nogueira, presidente do PP e um dos principais articuladores da candidatura Tarcísio, José Trabulo Júnior foi exonerado do cargo de consultor da Presidência. 

Ligado ao PL do Rio de Janeiro, Rodrigo Lemos também deixou a vice-presidência de Sustentabilidade e Cidadania Digital do banco. A negociação em torno de Lemos com o partido de Valdemar da Costa Neto e de Jair Bolsonaro (PL) garantia cerca de 20 votos em pautas econômicas do governo na ultradireita.

O governo Lula ainda analisa outras 9 vice-presidências e cargos no segundo escalão da Caixa, que tem na lista a ex-esposa do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), a economista Maria Socorro Mendonça Carvalho Marque, que foi assessora parlamentar do senador Elmano Férrer (PP-PI).

Ela atua na assessoria da Presidência, assim como a advogada Mayara Santiago, filha do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), próximo a Hugo Motta (Republicanos-PB).

Codevasf

Espólio histórico do Centrão, a Codevasf hoje é comandada por Lucas Felipe de Oliveira, indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) ao cargo. 

Alcolumbre, que tem mostrado lealdade nas pautas do governo, também está sendo preservado das exonerações, que se concentram mais em indicados pelos deputados, já que a Câmara é atualmente a casa onde o governo vem colecionando as maiores traições.

Durante o governo Jair Bolsonaro, a Codevasf foi comandada por Ciro Nogueira, que alçou à presidência Marcelo Moreira, cujo pai é investigado pela Polícia Federal em esquema de desvios em emendas parlamentares.

Após a derrubada da MP, o governo Lula já demitiu três superintendentes da companhia, todos indicados pelo União Brasil, de Antônio Rueda, partido que faz parte da federação com o PP, de Nogueira. A federação comada a maior bancada da Câmara, com 109 deputados.

Um dos exonerados é Harley Xavier Nascimento, superintendente da Codevasf de Bom Jesus da Lapa. Pelas redes sociais, o deputado Arthur Maia (União-BA) – que votou a favor da derrubada da MP 1303 – lamentou a demissão do apadrinhado.

“O Engenheiro Arlen Xavier, após 9 anos, está deixando hoje o comando da 2ª Superintendência da Coalé-Vasfe em Bom Jesus da Lapa. Arlen entrou no governo Michel Temer, atravessou todo o governo Bolsonaro e permaneceu até hoje no atual governo”, diz Maia ao lado do apadrinhado.

Também foram exonerados da Codevasf os superintendentes de Aracaju, Thomas Jefferson, indicado por Yandra Moura (União-SE) – esposa do ex-deputado André Moura, que foi o líder do governo Temer no Congresso. E de Natal, Leon Aguiar, indicado pelo deputado Benes Leocádio (União-RN).

Close