(Brasília) O projeto de lei 6223/05, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), estabelece que o Imposto de Renda relativo a salários atrasados será calculado pela tabela do mês em que deveriam ter sido pagos. Atualmente, o imposto é calculado sobre os rendimentos efetivamente recebidos em cada mês – o que pode provocar a elevação da alíquota, que varia conforme o total de rendimentos.
Para Zimmermann, essa é uma das maiores aberrações da legislação do Imposto de Renda. Ele afirma que, além de estarem recebendo salários ou benefícios previdenciários com atraso, os contribuintes podem ficar sujeitos a uma alíquota maior. O deputado observa que o projeto também poupa o fisco de ter que restituir ao contribuinte a parcela de tributo paga a mais. A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Informes
Notícias recentes
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
Comentários
Por Mhais• 12 de janeiro de 2006• 13:11• Sem categoria
Projeto muda cálculo de IR de salário pago com atraso
(Brasília) O projeto de lei 6223/05, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), estabelece que o Imposto de Renda relativo a salários atrasados será calculado pela tabela do mês em que deveriam ter sido pagos. Atualmente, o imposto é calculado sobre os rendimentos efetivamente recebidos em cada mês – o que pode provocar a elevação da alíquota, que varia conforme o total de rendimentos.
Para Zimmermann, essa é uma das maiores aberrações da legislação do Imposto de Renda. Ele afirma que, além de estarem recebendo salários ou benefícios previdenciários com atraso, os contribuintes podem ficar sujeitos a uma alíquota maior. O deputado observa que o projeto também poupa o fisco de ter que restituir ao contribuinte a parcela de tributo paga a mais. A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Informes
Deixe um comentário