O Coletivo de Saúde da CNB/CUT esteve reunido na última quinta-feira (10), pela manhã, na sede da entidade, preparando-se para a negociação com a Fenaban. Na negociação, que aconteceu à tarde, a representação do funcionalismo apresentou proposta para o regimento interno da Comissão Temática Bipartite de Saúde no Trabalho e fundamentou os eixos que devem regular o Programa de Reabilitação Ocupacional (PRO) para os bancários. Na sexta-feira, dia 11, o Coletivo de Saúde esteve reunido novamente, desta vez para elaborar seu planejamento.
Na negociação com a Fenaban, a CNB/CUT apresentou proposta para o regimento para a Comissão Temática de Saúde, enquanto a Fenaban, a contraproposta. Houve consenso em quase todos os itens. A única divergência ocorreu no ponto no qual a Fenaban propôs que as entidades sindicais não poderiam realizar atividades em relação aos temas debatidos na mesa.
Os representantes da CNB afirmaram que tal proposição é contrária aos princípios da entidade, pois seu papel é estimular as ações sindicais, e não coibi-las. Além do mais, o caráter da CNB é de confederação, não tendo poder para interferir na autonomia das entidades filiadas. A CNB comprometeu-se, sim, a orientar, como já é prática, as entidades a não partir para negociações individualmente, banco a banco, para tratarem de assuntos que já estejam em debate na mesa temática.
Programa de Reabilitação Ocupacional – PRO
O debate foi proposto pela CNB para a criação de um programa para ser adotado pelos bancos. O PRO tem objetivo de oferecer condições de trabalho adequadas para os empregados que retornem de licenças médicas com redução de capacidade laboral.
A CNB esclareceu que três aspectos são fundamentais para a implantação do PRO.
– A CNB não admite negociar um programa que possa ser aplicado enquanto o trabalhador estiver afastado. Isso pode ser feito somente quando o trabalhador retornar.
– Que os debates da mesa tenham por base a proposta da CNB, por ser mais ampla e abrangente.
– E que antes da implantação de um programa, a ser consensuado, é necessário debater mecanismos que garantam sua aplicação. A Fenaban se comprometeu a responder.
Planejamento
O Coletivo de Saúde da CNB definiu que a saúde deve estar na ordem do dia, ser eleita como prioridade e estar sempre contemplada nas ações sindicais. O Coletivo decidiu também realizar antes da 7º Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro um seminário nacional de saúde voltado aos dirigentes sindicais. O objetivo é sensibilizá-los para a construção de uma pauta de reivindicações que reflita as condições de trabalho e os problemas vivenciados pelos bancários no cotidiano. Serão eleitas prioridades que se tornarão eixos de campanha. Entre os assuntos já destacados estão o assédio moral, a saúde mental e o respeito à jornada de trabalho.
Fonte: CNB/CUT
Deixe um comentário