fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:33 Notícias

Lula abre cinco pontos sobre Flávio Bolsonaro em pesquisa BTG/Nexus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuperou a liderança isolada na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (14). O petista aparece com 42% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 37%. A diferença de cinco pontos percentuais está fora da margem de erro do levantamento.

Na pesquisa anterior, divulgada em 8 de setembro, os dois estavam tecnicamente empatados. Lula tinha 39% e Flávio, 35%. O novo resultado representa crescimento de três pontos para o presidente e de dois para o senador.

O escritor Augusto Cury (Avante) aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), com 5%. Renan Santos, presidente do partido Missão, soma 2%. O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e Samara (UP) têm 1% cada.

Eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato representam 4% da amostra. Outros 2% não souberam ou não responderam.

O levantamento é o primeiro da série a captar a reação do eleitorado após os desdobramentos recentes da crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), além da quebra de sigilo de investigações relacionadas ao Banco Master e ao filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nordeste e eleitorado feminino favorecem Lula

A distribuição das intenções de voto por segmentos demográficos mostra diferenças marcantes entre as bases eleitorais dos dois principais candidatos. Lula tem seu melhor desempenho no Nordeste, onde alcança 57%, contra 27% de Flávio Bolsonaro.

O presidente também lidera entre as mulheres, com 47% das preferências, ante 33% do senador. Entre os eleitores com renda de até um salário mínimo, Lula chega a 53%.

O petista ainda ampliou sua vantagem entre os eleitores classificados como não polarizados, passando de 29% para 38%. Entre os beneficiários do Bolsa Família, o crescimento foi de 13 pontos percentuais.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, apresenta os melhores resultados entre os evangélicos, com 52% contra 27% de Lula. Na região Sul, o senador soma 61%, enquanto o presidente registra 25%. Flávio também está à frente entre os homens, com 42% contra 37%.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 40% e Flávio Bolsonaro com 34%. O percentual de pessoas que não souberam ou não responderam caiu para cerca de 10%, o menor patamar da série histórica.

Rejeição e avaliação do governo

O levantamento também mediu a rejeição líquida dos candidatos entre os eleitores que declararam conhecê-los. Renan Santos lidera o índice negativo, com 64%, seguido por Romeu Zema, com 58%.

Entre os dois líderes da corrida presidencial, Flávio Bolsonaro registra 52% de rejeição, enquanto Lula tem 49%.

A avaliação do governo federal permanece dividida. A administração Lula é aprovada por 47% dos entrevistados e desaprovada por 49%. Na avaliação qualitativa, 44% classificam o governo como ruim ou péssimo, 37% como ótimo ou bom e 18% como regular.

Lula e Flávio empatam no segundo turno

Apesar da vantagem de Lula no primeiro turno, a simulação de segundo turno entre o presidente e Flávio Bolsonaro aponta empate técnico. O petista aparece com 47% das intenções de voto, contra 46% do senador. Votos brancos e nulos somam 6%.

Nas demais projeções testadas, Lula vence os adversários. Contra Ronaldo Caiado, o presidente registra 47%, ante 41% do ex-governador. Em um eventual confronto com Romeu Zema, a vantagem é maior: 49% a 38%.

Metodologia

A pesquisa Nexus ouviu 2.003 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador (CATI). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Banco BTG Pactual S.A. e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04076/2026.

Texto: Julinho Bittencourt

Fonte: Revista Fórum

Close