Rossetto empossa Márcio Pessatti como novo superintendente do Trabalho no Paraná
Diálogo com sociedade civil e combate ao trabalho escravo estão entre as prioridades do novo superintendente
Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 12h11 – Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 12h16
Curitiba, 20/01/2016 – O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, empossou nesta quarta-feira (20), o novo superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Márcio Pessatti.
A cerimônia, que contou com a presença de lideranças e autoridades locais e nacionais, dirigentes de centrais sindicais, empresários da região, trabalhadoras e trabalhadores do estado e um público de aproximadamente 500 pessoas, ocorreu às 9h30 no Auditório dos Correios, em Curitiba (PR).
Rossetto ressaltou que o novo superintendente destaca-se pela liderança, responsabilidade e trajetória. “A ideia de um gestão participativa é uma decisão estratégica que queremos estimular. Gestão esta que possa trabalhar em rede com todas as estruturas conveniadas e potencializar todos os programas e ações do Ministério do Trabalho e Previdência Social”, explicou o ministro.
Rossetto também defendeu a importância da aprendizagem profissional, a inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho, a igualdade de condições de remuneração e trabalho para os negros e as mulheres e o combate aos acidentes de trabalho no Paraná. “É desafio de todos nós estimular um ambiente positivo e crescente para a qualidade das relações de trabalho no Paraná e no país”, concluiu.
Márcio Pessatti assume a gestão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR) destacando com prioridade a manutenção do diálogo com a sociedade civil. “Nosso propósito é o de manter uma gestão democrática, participativa e transparente, com destaque para o diálogo com todos os atores sociais. Também queremos reforçar as ações, visando construir uma pauta voltada ao combate ao trabalho escravo e ao fortalecimento das relações de gênero e com a juventude”, enfatizou.
Trajetória – O novo superintendente do Trabalho no Paraná é formado em História e Artes Cênicas. Tem uma trajetória de engajamento em movimentos sociais e de articulação na área cultural. Foi assessor parlamentar e chefe de gabinete da Prefeitura da Lapa.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná é composta por 17 Agências Regionais do Trabalho e Emprego (ARTE´s) e cinco Gerências Regionais do Trabalho e Emprego (GRTE´s). Seu quadro institucional é composto por 248 servidores em atividade.
Notícia colhida no sítio http://www.mte.gov.br/index.php/noticias-mte/1476-rossetto-empossa-marcio-pessatti-como-novo-superintendente-do-trabalho-no-parana
========================
Portas abertas com gestão democrática e transparente são as palavras-chave de Márcio Pessatti, novo superintendente regional do Ministério do Trabalho
Após cinco anos o Paraná terá um novo superintende regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Márcio Pessati será empossado nesta quarta-feira (20) no cargo em cerimônia realizada nos Correios com a presença do ministro Miguel Rosseto.
No prédio da superintendência, no terceiro andar, Pessatti recebeu o Instituto Declatra para uma entrevista exclusiva. Nos corredores, funcionários efetivos comentavam sobre a forma transparente e aberta do novo superintendente que foi nomeado para o cargo no final de dezembro. Pois bem, esta é uma das premissas de Pessati: transparência e gestão democrática, possivelmente acúmulo de sua intensa militância pela redemocratização do País, na atuação com os movimentos sociais e na defesa dos trabalhadores.
“Temos a convicção de que se a sociedade conseguiu avançar, do ponto de vista da redemocratização, nós precisamos fortalecer as instituições. Não para que elas sejam hermeticamente fechadas em si, mas temos que ter sensibilidade e compromisso de produzi-las como uma planta. Ralamos tanto para ela se desenvolver em um terreno pedregoso, sem água. É a trajetória da minha geração. Ai você tem a planta e ela fica fechada?”, questiona.
Pessatti refere-se ao Estado, que acredita ter um papel fundamental de ser indutor das políticas públicas de inclusão e, para tanto, precisa estar aberto à sociedade. Para que isso ocorra, o novo superintende deseja abrir as portas do órgão para representações dos trabalhadores, dos movimentos sociais e do setor patronal.
“Vamos reestabelecer um fórum permanente com todas as centrais sindicais, com representação patronal e dos trabalhadores. Este fórum terá pautas pré-estabelecidas e vamos construir esse espaço democrático para que possamos construir agendas positivas juntos. Onde há conflitos de interesses diferentes, queremos ir pavimentando linhas de atuação que possam acumular para que o diálogo vá se fortalecendo”, projeta.
O diálogo é algo que está intimamente ligado à vida do novo superintendente. O fortalecimento das mesas de mediação também fazem parte das etapas que pretende realizar. “Queremos colocar a questão das mesas de mediação como plataforma importante onde possamos oferecer ao conjunto dos trabalhadores, via federações e sindicatos, uma mesa de fato de mediação, trazendo as representações patronais a fazer diálogos. Apesar que são medidas já muito bem estruturadas, mas queremos fazer esse reforço”, promete.
Pessatti reforça a importância de uma conexão permanente com o ministério, mas também, com os servidores públicos da superintendência regional. “Participação, transparência e debater o orçamento que temos com o conjunto dos servidores. Se construímos relações para fora de participação e transparência, para dentro tem que ser tal e qual”, enfatiza.
Esta é outra das principais linhas que podem marcar a gestão do novo superintendente que também tem como prioridades temas sensíveis ao mundo do trabalho, como o trabalho decente que engloba outros temas como o trabalho infantil e escravo. Articular ações com a sociedade civil, com o objetivo de fomentar este debate, passa por este plano de Pessatti. “Existem outras duas plataformas que desejamos desenvolver que é o jovem no mundo do trabalho e a questão de gênero. Estas duas plataformas que tem menos acúmulo passarão a ter também uma atenção especial”, exemplifica.
Outro grande desafio imposto pelo próprio superintendente é articular ações na área acadêmica. A aproximação com universidades, como a UFPR e outras instituições públicas de ensino superior no Estado, como a UEL, UEM e UEPG estão nos planos.
“Precisamos diminuir a distância entre a academia e o chão de fábrica. É uma sociedade do conhecimento e trazer para o mundo do trabalho esse conhecimento e entendendo que ele é um conhecimento coletivo e uma produção coletiva. Socializar esse conhecimento é algo fundamental, onde ele não tem apenas o resultado desse conhecimento pela tecnologia que ele utiliza, mas como é que esse conhecimento pode evitar acidentes, melhorar suas condições de trabalho e trazer mais dignidade à sua vida”, defende Pessotti.
Antes de encerrar a entrevista, porém, o superintendente regional recordou a história da sua geração para justificar a paixão com a qual fala do tema. A importância do Estado como um mecanismo de aproximação, aberto ao diálogo, com instituições democráticas e fortalecidas. Esta é a fórmula para o poder público exercer esse papel de regulamentar de forma objetiva, com capacidade de interlocução com os setores sociais.
“Nós deixamos o melhor de nós para esse projeto. Foi o meu melhor. Uma geração toda deixou o seu melhor. Então agora é hora de dividir tudo com a sociedade. Tem muita coisa para construir, assim como sabemos que há muita coisa errada. Mas esse é um desafio perene. A próxima geração terá novos desafios também. Mas precisamos nos orgulhar dessa trajetória, pois é uma trajetória apaixonante”, finalizou.
Notícia colhida no sítio http://defesa-trabalhador.com.br/declatra/2016/01/portas-abertas-com-gestao-democratica-e-transparente-sao-as-palavras-chave-de-marcio-pessatti-novo-superintendente-regional-do-ministerio-do-trabalho/
