fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:23 Sem categoria

Programa Polêmica: 72% querem mais bancários

Um total de 72% dos ouvintes do programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, apresentado pelo jornalista Lauro Quadros, se manifestou nesta quarta-feira, dia 23, pela contratação de mais funcionários para resolver o problema das filas nos bancos. Nenhum bancário foi convidado para debater o assunto durante a pesquisa, ao contrário do Sindicato dos Bancos, que esteve presente, através do advogado e ex-presidente Flávio do Couto e Silva. Mas a grande maioria rejeitou a opção do uso de caixas eletrônicos dos bancos.
A pergunta do programa era esta: “qual a solução para as filas nos bancos: aumentar o número de funcionários ou os clientes deveriam usar mais os caixas eletrônicos”. A produção do Polêmica recebeu 405 ligações telefônicas. Apenas 28% votaram na segunda opção.

Diante da falta de convite para a participação dos bancários, a assessora de imprensa do SindBancários, Beatriz Araújo, contatou a Rádio Gaúcha e obteve dois minutos para a manifestação da entidade pelo telefone. O presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo, afirmou que “é preciso contratar mais funcionários, tanto que os entrevistados nas ruas de Porto Alegre estavam confirmando essa alternativa”. Ele ressaltou que “muitas vezes as pessoas têm dificuldades em lidar com caixas eletrônicos e que alguns deles apresentam dificuldades, com problemas de leitura”.

Juberlei declarou ainda que “os próprios bancos recomendam cuidados com transações via internet, dizendo que quem tem que ter responsabilidade sobre sua senha é o cliente”. Para o dirigente sindical, “com os altos lucros é possível, sim, contratar mais gente para trabalhar nos bancos”.

Também participaram por telefone o ex-vereador Juarez Pinheiro (PT), autor da primeira lei do tempo de espera nas filas em Porto Alegre, e o atual vereador licenciado e secretário municipal dos Esportes, Marcio Bins Ely (PDT), responsável pela nova legislação que diminuiu o tempo de espera para até 15 minutos em dias normais e até 20 minutos em véspera e após feriadões e nos dias de pagamento de funcionários públicos.

Ainda se expressou pelo telefone o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Idenir Ceccin, que destacou a parceria com o SindBancários no trabalho de fiscalização dessa lei. Ele lembrou que o formulário para formalizar uma denúncia à Prefeitura pode ser acessado pelos sites da Prefeitura e do SindBancários: www.bancariospoa.com.br .

Além do representante dos banqueiros, o programa teve como debatedores a representante do Movimento das Donas de Casa, Edi Mussói, e o advogado João Scalzini.

O SindBancários considera positivo e oportuno o debate sobre as filas, especialmente neste momento em que são divulgados os lucros recordes dos bancos. O tema foi, inclusive, proposto pela assessoria de imprensa da entidade para a produção do Polêmica, durante a recente alteração da lei na capital.

Entretanto, foi lamentável a falta de convite para a representação dos bancários, uma das partes envolvidas diretamente com o problema, que ocorre por causa da ganância dos bancos em contratar mais funcionários. Além disso, o episódio ocorrido, que atinge uma das principais emissoras do grupo RBS, reforça a necessidade de fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

Por 10:23 Notícias

Programa Polêmica: 72% querem mais bancários

Um total de 72% dos ouvintes do programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, apresentado pelo jornalista Lauro Quadros, se manifestou nesta quarta-feira, dia 23, pela contratação de mais funcionários para resolver o problema das filas nos bancos. Nenhum bancário foi convidado para debater o assunto durante a pesquisa, ao contrário do Sindicato dos Bancos, que esteve presente, através do advogado e ex-presidente Flávio do Couto e Silva. Mas a grande maioria rejeitou a opção do uso de caixas eletrônicos dos bancos.
A pergunta do programa era esta: “qual a solução para as filas nos bancos: aumentar o número de funcionários ou os clientes deveriam usar mais os caixas eletrônicos”. A produção do Polêmica recebeu 405 ligações telefônicas. Apenas 28% votaram na segunda opção.
Diante da falta de convite para a participação dos bancários, a assessora de imprensa do SindBancários, Beatriz Araújo, contatou a Rádio Gaúcha e obteve dois minutos para a manifestação da entidade pelo telefone. O presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo, afirmou que “é preciso contratar mais funcionários, tanto que os entrevistados nas ruas de Porto Alegre estavam confirmando essa alternativa”. Ele ressaltou que “muitas vezes as pessoas têm dificuldades em lidar com caixas eletrônicos e que alguns deles apresentam dificuldades, com problemas de leitura”.
Juberlei declarou ainda que “os próprios bancos recomendam cuidados com transações via internet, dizendo que quem tem que ter responsabilidade sobre sua senha é o cliente”. Para o dirigente sindical, “com os altos lucros é possível, sim, contratar mais gente para trabalhar nos bancos”.
Também participaram por telefone o ex-vereador Juarez Pinheiro (PT), autor da primeira lei do tempo de espera nas filas em Porto Alegre, e o atual vereador licenciado e secretário municipal dos Esportes, Marcio Bins Ely (PDT), responsável pela nova legislação que diminuiu o tempo de espera para até 15 minutos em dias normais e até 20 minutos em véspera e após feriadões e nos dias de pagamento de funcionários públicos.
Ainda se expressou pelo telefone o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Idenir Ceccin, que destacou a parceria com o SindBancários no trabalho de fiscalização dessa lei. Ele lembrou que o formulário para formalizar uma denúncia à Prefeitura pode ser acessado pelos sites da Prefeitura e do SindBancários: www.bancariospoa.com.br .
Além do representante dos banqueiros, o programa teve como debatedores a representante do Movimento das Donas de Casa, Edi Mussói, e o advogado João Scalzini.
O SindBancários considera positivo e oportuno o debate sobre as filas, especialmente neste momento em que são divulgados os lucros recordes dos bancos. O tema foi, inclusive, proposto pela assessoria de imprensa da entidade para a produção do Polêmica, durante a recente alteração da lei na capital.
Entretanto, foi lamentável a falta de convite para a representação dos bancários, uma das partes envolvidas diretamente com o problema, que ocorre por causa da ganância dos bancos em contratar mais funcionários. Além disso, o episódio ocorrido, que atinge uma das principais emissoras do grupo RBS, reforça a necessidade de fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

Close