Cinco agências bancárias de Curitiba ficaram fechadas até às 12h hoje, 14 de setembro. Os bancários cruzaram os braços em frente às agências do Itaú, Bradesco, Santander, ABN Real e Mercantil do Brasil, todas no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da cidade.
O movimento sindical paralisou o funcionamento das agências desde às 7h30 da manhã, com carro de som, faixas e panfletagem. Os bancários que chegavam para trabalhar eram comunicados da paralisação e dos motivos da mesma. E a aceitação da paralisação foi imediata. “Os trabalhadores bancários sabem que estamos lutando pelo bem de toda a categoria. Eles sabem que nosso principal objetivo é repartir o lucro com quem trabalha, logo, gostaram e apoiaram a manifestação realizada pelo Sindicato”, afirma o diretor de Imprensa e Comunicação da FETEC-CUT-PR, e empregado do Banco Itaú, José Altair Monteiro de Sampaio.
As pessoas que estavam passando pelo centro da cidade e viram as manifestações também apoiaram a causa. São do conhecimento de toda a população os lucros exorbitantes dos bancos, e as altíssimas taxas, tarifas e juros cobrados dos clientes. Além disso, a luta dos bancários por melhores condições de trabalho e de salário sempre recebeu o apoio da população.
“As pessoas são bem informadas. Todos sabem que os banqueiros enriquecem cada vez mais às custas do trabalhador bancário que, no final das contas, não recebe pelo que produziu. Além disso, ninguém mais agüenta pagar tantas tarifas. Por isso os populares também estão do nosso lado”, diz José Altair.
Negociação – Hoje, às 14h, acontece em São Paulo a terceira rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Serão debatidas as cláusulas de saúde e condições de trabalho e detalhadas as cláusulas econômicas. O Paraná será representado pela presidenta do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Marisa Stedile, e pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Geraldo Fausto dos Santos, o “Ceará”.
Notícias recentes
- Contraf-CUT participa do 53º Congresso Nacional Bancário da Argentina e reforça solidariedade entre as categorias
- Podcast Estúdio CUT: os desafios de envelhecer no Brasil
- Fachin define André Mendonça como relator de pedido para investigar Flávio Bolsonaro no caso “Dark Horse”
- Governo anuncia medida contra bets ilegais e dá 24 horas para bloqueio de contas; entenda
- Bolsonaro soube e não impediu Michelle de fazer vídeo atacando Flávio
Comentários
Por Mhais• 14 de setembro de 2005• 13:15• Sem categoria
Trabalhadores e populares apóiam paralisação nos bancos
Cinco agências bancárias de Curitiba ficaram fechadas até às 12h hoje, 14 de setembro. Os bancários cruzaram os braços em frente às agências do Itaú, Bradesco, Santander, ABN Real e Mercantil do Brasil, todas no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da cidade.
O movimento sindical paralisou o funcionamento das agências desde às 7h30 da manhã, com carro de som, faixas e panfletagem. Os bancários que chegavam para trabalhar eram comunicados da paralisação e dos motivos da mesma. E a aceitação da paralisação foi imediata. “Os trabalhadores bancários sabem que estamos lutando pelo bem de toda a categoria. Eles sabem que nosso principal objetivo é repartir o lucro com quem trabalha, logo, gostaram e apoiaram a manifestação realizada pelo Sindicato”, afirma o diretor de Imprensa e Comunicação da FETEC-CUT-PR, e empregado do Banco Itaú, José Altair Monteiro de Sampaio.
As pessoas que estavam passando pelo centro da cidade e viram as manifestações também apoiaram a causa. São do conhecimento de toda a população os lucros exorbitantes dos bancos, e as altíssimas taxas, tarifas e juros cobrados dos clientes. Além disso, a luta dos bancários por melhores condições de trabalho e de salário sempre recebeu o apoio da população.
“As pessoas são bem informadas. Todos sabem que os banqueiros enriquecem cada vez mais às custas do trabalhador bancário que, no final das contas, não recebe pelo que produziu. Além disso, ninguém mais agüenta pagar tantas tarifas. Por isso os populares também estão do nosso lado”, diz José Altair.
Negociação – Hoje, às 14h, acontece em São Paulo a terceira rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Serão debatidas as cláusulas de saúde e condições de trabalho e detalhadas as cláusulas econômicas. O Paraná será representado pela presidenta do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Marisa Stedile, e pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Geraldo Fausto dos Santos, o “Ceará”.
Deixe um comentário