fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:38 Sem categoria

Cartorários amanhecem em agências e centros administrativos

Mais uma vez HSBC usa da truculência para coagir bancários

Na manhã desta terça-feira, 06 de outubro, primeiro dia de greve nacional dos bancários, o banco HSBC usou de mais um artifício para amedrontar os trabalhadores que querem exercer seu direito de greve. Em todas as portas de agências e centros administrativos do banco, funcionários de cartórios estavam a postos para verificar a entrada e registrar em ata notarial.

“Assim como o HSBC, os bancários também têm direito a formalizar a ata notarial quando se sentirem ameaçados, coagidos e desrespeitado seu direito greve”, alerta Cristiane Zacarias, coordenadora nacional da COE/HSBC. A greve é um direito garantido pela Constituição Federal e pela Lei de Greve. Confira alguns trechos da lei sobre seu direito de greve e como exerce-lo:
“Considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador”
“Art. 6º São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:

I – o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;”

“§ 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.”
 
“a participação em greve suspende o contrato de trabalho”
 
“É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos”
 
Bancário, exerça seu direito de greve. E se sentir coagido ou ameaçado, denuncie ao Sindicato. Você também pode fazer ata notarial!

Paula PadilhaSEEB Curitiba

Close