fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:45 Sem categoria

Curso capacita servidores estaduais do Paraná para uso do software livre

Servidores de diversos órgãos do Governo do Estado participam até o próximo dia 28, em Curitiba, de um curso de capacitação para uso de software livre – programas de computador que podem ser implementados, alterados e atualizados conforme a necessidade, por qualquer usuário, sem o pagamento de direitos autorais. O curso – promovido pela Escola de Governo (vinculada à Secretaria de Estado da Administração) em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) – teve início no último dia 17 e reúne 30 funcionários estaduais. Devido à grande procura, o evento será repetido no mês que vem.

A idéia é que os servidores formados pelo curso assumam o papel de “multiplicadores” em seus locais de trabalho, ou seja, repassem o conhecimento aos colegas dos órgãos em que atuam. De acordo com um dos instrutores do treinamento, Felipe Camargo de Pauli, técnico em rede da Celepar, a operação do software livre é de fácil aprendizado. “É apenas uma adaptação dos conhecimentos que já temos de informática à parte gráfica, à linguagem e aos recursos do Linux [nome do software livre adotado pelo governo estadual]. É uma questão de hábito, de familiarização com a terminologia”, assinala Pauli.

APERFEIÇOAMENTO – A secretária de escola Gleicielma Cavalcante é uma dos participantes que estão se preparando para disseminar entre os demais funcionários do colégio no qual trabalha – o Ângelo Gusso, na capital – os conhecimentos sobre o software livre. “Já opero com o Linux lá, mas estou aperfeiçoando para poder explicar o funcionamento aos professores e outros servidores da escola.”

Colega de Gleicielma no “Ângelo Gusso”, o monitor Sullevan Farias de Souza também freqüenta o curso para aprender detalhes do software livre e auxiliar os demais servidores do colégio do qual é funcionário e, também, os alunos que têm classes no laboratório de informática. “É importante esse curso porque até já estava mexendo com o Linux, mas faltava um treinamento mais específico, que faça com que aproveite mais os recursos e oriente melhor os outros”, observa Souza.

No curso que está sendo aplicado pela Escola de Governo e pela Celepar, os servidores têm aulas sobre o BR Office – que reúne editores de texto, planilha, desenhos e apresentações – e sobre o Expresso (sistema de comunicação por e-mail dos órgãos do Governo do Estado). “Explicamos um pouco a teoria e partimos para exercícios, para a prática”, salienta o instrutor Felipe Camargo de Pauli.

O curso de software livre tem 40 horas no total, divididas em quatro horas diárias, e é um dos eventos mensais do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC). O PDC é uma das ações de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, promovidas pela Escola de Governo. Mais detalhes do programa estão no www.escoladegoverno.pr.gov.br.

BOX

Governo do Paraná é referência em software livre

De acordo com a Celepar, o Governo do Paraná não só é um dos principais usuários como principalmente um dos principais desenvolvedores de ferramentas e recursos de informática em software livre. As soluções da Celepar têm despertado o interesse de diversos municípios e estados.

Entre as vantagens do software livre destacam-se a inclusão digital e a redução de custos. Como não se “compram” os programas, tampouco se paga por modificações, o acesso se torna mais simples, econômico e democrático aos recursos de informática.

“A característica mais importante do software livre é a liberdade de uso, cópia, modificações e redistribuição. Esta liberdade é conferida pelos autores do programa e é efetivada através da distribuição do código fonte dos programas, o que os transforma em bens públicos, disponíveis para utilização por toda a comunidade e da maneira que seja mais conveniente a cada indivíduo, grupo, empresa ou corporação”, diz informe na página da Celepar (www.celepar.pr.gov.br).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close