fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:57 Sem categoria

Foi preso três vezes, torturado e perseguido; morreu, aos 77 anos, o advogado trabalhista Edésio Passos

O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Edésio Passos, morreu na manhã desta terça-feira (9), aos 77 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, em Florianópolis (SC). Passos, que começou sua carreira na Itaipu como conselheiro, exercia a atual função desde 2005. Foi um dos mais importantes advogados trabalhistas do Brasil.

Foto: Arquivo
Edesio Passos

Ele deixa a mulher, Cleoci, e quatro filhos: Ana Beatriz, André, Estevão e Valquíria. O velório vai ser nesta quarta-feira (10), das 8h às 15h, na sala Esmeralda da Capela Vaticano, em Curitiba, na Rua Desembargador Hugo Simas, 26 – São Francisco.

Em seguida, o corpo será trasladado para o crematório de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.

A diretoria e os funcionários do DIAP, entidade que Passos era membro do corpo técnico, rendem homenagens e prestam solidariedade à família e aos amigos desse combatente do bom combate que foi Edésio Passos.

O diretor técnico do DIAP, Ulisses Riedel recebeu a notícia da morte de Edésio Passos com tristeza. “Ah! Que pena! [Era] uma das pessoas mais brilhantes, preparadas e combativas que conheci. Honesto, digno. Foi uma honra muito grande tê-lo no corpo técnico do DIAP”, comentou. “Era mais que um companheiro, amigo, era um irmão”, lembrou. “Teve um papel importante na Constituinte. Foi uma ‘coluna básica’ do trabalho do DIAP na Constituinte”. “Foi um privilégio conviver com ele no trabalho que realizamos” no período da Constituinte.

“Edésio, além de um grande jurista, foi um humanista e um grande lutador social. Seu legado em defesa da classe trabalhadora sempre será lembrado”, destacou Antônio Augusto, diretor de Documentação do DIAP.

Quem foi
Natural de Tomazina, interior do Paraná, nasceu em abril de 1939. Advogado trabalhista militante, passos também era jornalista. Ele ajudou na consolidação do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, fazendo parte da diretoria eleita em 1961 — no mesmo ano em que concluiu o curso de Direito.

Com a queda do governo João Goulart, em 1964, passou a atuar na resistência ao regime militar. Participou dos grupos Ação Popular (AP) e Ação Popular Marxista-Leninista. De 1971 a 1974, foi preso três vezes, torturado e perseguido. Em 1978, voltou a ser preso, desta vez acusado de promover atividades políticas na Escola Oficina, de Curitiba.

Um ano depois, Edésio Passos fundou a Associação dos Advogados Trabalhistas do Brasil. No ano seguinte, ajudou na fundação do PT e foi secretário-geral do partido no Paraná até 1982. No mesmo ano, foi o primeiro candidato a governador do partido no estado.

Também disputou a prefeitura de Curitiba, em 1985, e uma vaga à Câmara dos Deputados, em 1986. Foi eleito deputado federal pelo PT, em 1990. Prestou assessoria jurídica a sindicatos e federações de trabalhadores.

Notícia colhida no sítio http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26235:morreu-aos-77-anos-o-advogado-trabalhista-edesio-passos&catid=59:noticias&Itemid=392

=============================

Nota de pesar pela morte de Edésio Franco Passos

O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento, nesta terça-feira (09), aos 77 anos, do ex-deputado federal e um dos fundadores do PT no Paraná
09/08/2016 19h22 – atualizado em 10/08/2016 11h11
Edésio Franco Passos

O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento do companheiro Edésio Franco Passos ocorrido nesta terça-feira (09) em Florianópolis. Militante de esquerda e um dos fundadores do PT no Paraná, Edésio foi um notório advogado trabalhista e sindical do estado do Paraná e do Brasil.

Leia a nota, na íntegra:

“É com pesar que comunicamos o falecimento do companheiro Edésio Franco Passos. Edésio Passos foi deputado federal pelo Paraná, notório advogado das causas trabalhista do estado do Paraná e do Brasil, além de Diretor administrativo de Itaipu Binacional nos governos Lula e Dilma. Fundador histórico da legenda em seu estado, Passos, em 1985, foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, depois de 21 anos de período de ditadura militar no Brasil.

O velório de Edésio Franco Passos acontecerá nesta quarta-feira (10/08), das 8h às 15h, na Sala Esmeralda da Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26), em Curitiba-PR.

O Partido dos Trabalhadores presta todas homenagens e se solidariza com a família e amigos do querido companheiro Edésio Franco Passos.

Edésio Passos, presente!”

Rui Falcão, Presidente Nacional do PT

O Diretório do PT no Paraná também divulgou nota de pesar.

Com profunda tristeza e sentimento inestimável de perda, lamentamos o falecimento nesta terça-feira (9) do advogado trabalhista Edésio Passos. Uma das maiores referência nacionais na defesa de trabalhadores, dos movimentos populares e das lutas sociais, Edésio Passos honra a história e militância do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação. Ele também auxiliou na construção da Central Única dos Trabalhadores ( CUT) e de inúmeras entidades sindicais e organizações de luta por moradia e por mais de 50 anos assessorou esses sindicatos e atuou nessas lutas. Na histórica greve dos jornalistas do Paraná, em 1963, Edésio era presidente da entidade representativa da categoria e liderou esse movimento.

Foi deputado federal pelo PT-PR de 1991 a 1994, o primeiro candidato a governador pela legenda e primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, também primeiro dirigente a ocupar a secretaria-geral do Partido no estado. Num tempo em que a resistência foi o caminho que norteou todas as conquistas que se seguiram na construção e fortalecimento da organização social e política da classe trabalhadora. Por diversas vezes, se desafiou nas candidaturas majoritárias e proporcionais do Partido.

Exerceu, nos últimos anos, a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional nos governos de Lula e Dilma.

Dividimos o sentimento de perda e nos solidarizamos com a família, amigos, colegas de trabalho, advogados, juristas, lideranças sindicais e das lutas populares.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (10), das 8h às 15h, na Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26).

O PT-PR, o Brasil e os trabalhadores perderam hoje um grande guerreiro, que estará sempre vivo em nossos corações, memória, agradecimentos e reconhecimento. Edésio Passos, presente!

Enio VerriPresidente do PT-PR

Da Redação da Agência PT de Notícias

Notícia colhida no sítio http://www.pt.org.br/nota-de-pesar-por-morte-de-edesio-franco-passos/

Close