fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:59 Sem categoria

Greve tem adesão de 60 porcento dos bancários da base da FETEC-CUT-PR

Greve no Paraná

Levantamento aponta 406 agências paralisadas  mais 11 Centros Administrativos. Mais de 14,9 mil bancários estão de braços cruzados nas bases dos Sindicatos da FETEC/CUT-PR.

De acordo com apuração da FETEC-CUT-PR, foram 406 agências bancárias  mais 11 centros administrativos estão paralisadas nas bases de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama.

Essas bases representam 80% da categoria no Estado. Em todo o Paraná a categoria é formada por 31.514 trabalhadores (Caged/ago2015), distribuídos por 1.592 agências (BC/set2015).

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realizou um levantamento estimativo do quadro de greve da categoria na base da entidade. De acordo com a apuração, neste primeiro dia de greve, 06 de outubro, 173 agências bancárias estão paralisadas.

Somando com os centros administrativos, aproximadamente 60% dos bancários da base de Curitiba e região estão em greve. Desde a madrugada as agências estão adesivadas informando a população sobre a greve, que também já havia sido alertada por carros de som, anúncio em rádios e pelos veículos de comunicação oficiais do Sindicato (site, jornal impresso, redes sociais).

Em Curitiba e região trabalham 18.525 bancários, de acordo com dados do Caged para o mês de agosto de 2015, distribuídos em 539 agências e diversos centros administrativos, de acordo com relação do Banco Central.

Negociações

As negociações com os representantes dos bancos foram finalizadas no dia 25 de setembro, com a apresentação de uma proposta reduzida, de 5,5% de reajuste de salários e benefícios mais abono de R$ 2.500, para uma inflação de 9,88% no período, e prevendo somente a remuneração.

Uma extensa minuta de reivindicações foi entregue aos banqueiros no dia 11 de agosto, prevendo melhorias nas condições de trabalho, saúde, segurança, igualdade, e rodadas temáticas de negociação foram realizadas nos meses de agosto e setembro. Os itens foram recusados ou ignorados na mesa de negociação.

A greve nacional foi definida em assembleia realizada na última quinta-feira, 01 de outubro, e em Curitiba teve a participação de mais de 400 bancários.

Por Paula Padilha

==========================================

Centros administrativos estão parados em Curitiba e região

Locais não prestam atendimento ao público

Os principais Centros Administrativos de bancos públicos e privados em Curitiba e região não estão funcionando nesta terça-feira, 06 de outubro, primeiro dia da greve nacional dos bancários. Os centros administrativos são locais responsáveis por processos internos (sem atendimento ao público).

Confira os Centros Administrativos em greve:

HSBC
C. A. Palácio Avenida (Travessa Oliveira Belo, 34 – Centro)
C. A. Xaxim (Rua Des. Estanislau Cardoso, 870 – Xaxim)
C. A. Kennedy (Av. Presidente Kennedy, 3080 – Água Verde)
C. A. Vila Hauer (Rua Tem. Francisco Ferreira de Souza, 645 – Hauer)

Caixa Econômica
C. A. Sede 1 (Rua José Loureiro, 195 – Centro/Praça Carlos Gomes)
C. A. Sede 2 (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro/Caixa Cultural)

Banco do Brasil
C. A. Banco do Brasil CSL (Praça Tiradentes, 410 – Centro/Praça Tiradentes)
Central de Atendimento do Banco do Brasil (Rua Joinville, 3.816 – São José dos Pinhais)

Bradesco
C. A. Centro (Rua Marechal Deodoro, 558 – Centro)

Santander
C. A. Santander (Rua Marechal Deodoro, 474 – Centro)

Por Paula Padilha SEEB Curitiba

Close