fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:39 Sem categoria

Já são mais de 400 escolas com ocupações, a maioria no Paraná!

Contra a PEC 241, a MP do ensino médio e a lei da mordaça, alunos ocupam 407 escolas

Maioria das ocupações está no Paraná, onde a Defensoria Pública derrubou reintegração marcada para hoje (14) de manhã

por Redação RBA – publicado 14/10/2016 17:33, última modificação 14/10/2016 17:43

Facebook/Ocupa Tudo

contra pec 241 escolas ocupadas.jpg

Defensores conseguiram na Justiça cassar reintegração de posse de escolas ocupadas em S. José dos Pinhais, no Paraná

São Paulo – O número de escolas e campi de institutos federais de educação e universidades ocupados por estudantes subiu hoje (14) para 407, segundo dados da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Eles são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela investimentos na área social, como educação e saúde, a Medida Provisória (MP) 746, que fragmenta o ensino médio e desobriga o ensino de artes, filosofia, sociologia e educação física, e projetos que criminalizam o debate dentro das escolas, como o PL da Escola sem Partido.

Do total de unidades ocupadas, a maioria está no Paraná. São três são campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), um da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e um da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). No estado, está também a ampla maioria dos colégios ocupados: 391 escolas da rede estadual.

A ação movida pela Defensoria Pública do Paraná e do coletivo Advogados pela Democracia conseguiu derrubar na Justiça mandado de reintegração de posse de colégios estaduais de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. As desocupações, que deveriam ocorrer pela manhã de hoje (14), foram suspensas segundo a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas  (Upes).

Estão ocupados ainda campi dos institutos federais Educação, Ciência e Tecnologia (IF) nos estados de Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (4), Rio Grande do Sul (5), Goiás (3), Rio Grande do Norte (9) e um nos estados do Mato Grosso, Pernambuco e Espírito Santo.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp) tem unidades ocupadas em Pernambuco (1), Bahia (2) e Piauí (1).

Em São Paulo, a única ocupação é da Escola Estadual Newton Pimenta, em Campinas, iniciada na quarta-feira (12). No dia anterior, a PM desocupou, com truculência, a Escola Estadual Ossis Salvestrini Mendes, em Sorocaba. Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, havia 25 viaturas e quatro cães farejadores para retirar os 35 alunos, que vão responder a inquérito policial por corrupção de menores e ato infracional.

Notícia colhida no sítiohttp://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/10/contra-a-pec-241-a-mp-do-ensino-medio-e-a-lei-da-mordaca-alunos-ocupam-407-escolas-9015.html

Close