fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:24 Sem categoria

Mobilização dos financiários traz avanços nas negociações

3º rodada de discussões aconteceu nesta terça-feira (23). Após Dia Nacional de Lutas, Fenacrefi mostra nova postura na mesa de negociação.

A organização dos trabalhadores, demonstrada no Dia Nacional de Luta dos Financiários, realizado em todo o país na segunda-feira, 22 de agosto, gerou desconforto com os patronais da Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi). Ficou claro, por parte do Comando  Nacional dos Financiários, que não haverá recuo na pauta de reivindicações. A terceira rodada de negociações aconteceu nesta terça-feira (22), em São Paulo.

Pela primeira vez, os representantes da entidade patronal sinalizaram a possibilidade de avançar no abono-assiduidade. A categoria quer utilizar a mesma redação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários (CCT).

Jaílton Garcia – Contraf-CUT

A quarta rodada de negociação foi marcada para a próxima terça-feira (30) - Jaílton Garcia - Contraf-CUT

A 4º rodada de negociação foi marcada para quarta-feira (30).

Para Katlin Salles, secretária do Ramo Financeiro do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, este ano, a Campanha Nacional dos Financiários já traz um diferencial por ter havido a 1º Conferência Nacional.

“A categoria está mais informada, consciente de quem os representa. O trabalho que estamos fazendo com intensificação de reuniões, visitas mais frequentes às financeiras e informativos dirigidos, faz com que a categoria se identifique com a campanha. Vimos o descontentamento dos patrões com a organização, que já pressentem que podemos nos unificar com uma possível greve dos bancários”, relatou Katlin.

Outra reivindicação que teve retorno patronal foi o auxílio-educação. O tema, porém, deve ser negociado em debate individual com as financeiras. Já a respeito da cláusula 80, que rege sobre complementação do auxílio-doença, a Fenacrefi rejeitou a reivindicação de que o valor seja complementar ao salário do trabalhador. A justificativa é que a proposta atingiria uma grande parte dos trabalhadores e as financeiras não teriam como arcar com este custo.

A campanha deste ano mostra que a mobilização é fundamental para o avanço das conquistas. “Precisamos avançar na pauta do auxílio complementar, o trabalhador que está em tratamento médico  e não tem direito ao auxílio-doença do INSS, não consegue se manter com um valor mensal de R$ 586,61″, explica.

Financiários de Curitiba e região fazem Dia Nacional de Luta

Mobilização dos Financiários em São José dos Pinhas, Região de Curitiba.

Contra o abuso e as terceirizações

“Os financiários, a cada dia que passa, têm sobrevivido a um estado de exploração crescente, com metas abusivas e constante terceirização, além de jornadas exaustivas, com salários reduzidos e condições de saúde e trabalho precários”, denuncia Katlin.

De acordo com a sindicalista, os donos das financeiras, em geral, são os mesmos dos bancos privados. O trabalho de escriturário, por exemplo, é o mesmo, mas a diferença salarial entre um financiário e um bancário exercendo a mesma função, ainda é muito grande.

“Quanto se trata de um terceirizado, a desigualdade de salários é brutal. O valor do vale-refeição – quando recebem – é 25% do valor recebido pelos funcionários das financeiras e eles não possuem projeção de carreira. Nas financeiras, é normal encontrar somente uma ou duas pessoas com cargos de gestão que são registrados pela instituição, enquanto o restante é terceirizado,  desde a atendente até a gerência. As áreas de cobrança e call center são totalmente terceirizadas.

Reunião na BV Financeira, em Londrina, teve relatos sobre negociação com as empresas

Reunião na BV Financeira, em Londrina, teve relatos sobre negociação com as empresas

Financeira com matriz no Paraná tem 100% da mão-de-obra terceirizada

Empresa que faz parte do grupo paranaense Negresco,  a financeira Credipar, cuja matriz está localizada em Curitiba/PR e conta com filiais em Ponta Grossa/PR, Maringá/PR, Joinville/SC, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP, tem 100% do quadro funcional composto por terceirizados. De acordo com a legislação do Ministério do Trabalho, os analistas de crédito se encaixam na categoria dos financiários, mas esses trabalhadores foram enquadrados como comerciários. O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região já entrou em contato com a empresa, que tem até o dia final de agosto para assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) antes de o caso ser levado para o Judiciário. O prazo para assinatura do TAC termina no final deste mês de agosto.

Próximas reuniões
A quarta rodada de negociação foi marcada para a próxima terça-feira, 30 de agosto, às 10h00, na Fenacrefi. “Sabemos que a Fenacrefi tem amplas condições de atender os financiários, esperamos que, nas próximas mesas, avancemos e que consigamos conquistar melhorias para os trabalhadores”, disse Jair Alves dos Santos, diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Organização dos Financiários.

 

Close