fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:22 Bradesco

Sindicato enfrentará Bradesco em defesa dos demitidos

Bancários unem-se para reverter dispensa arbitrária realizada pelo banco

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 07 de março, reunião entre os demitidos do banco Bradesco e a assessoria jurídica do Sindicato para tratar das ações de reintegração para aos trabalhadores que foram demitidos em massa após aquisição do HSBC. O Sindicato tomou essa medida após o banco violar a promessa de assegurar os empregos em Curitiba. A ação abrangerá apenas os bancários demitidos sem justa causa.

A dispensa significativa não tem nenhuma relação com a conduta dos trabalhadores, sendo de única e exclusivamente responsabilidade da empresa. A advogada do Sindicato, Jane Salvador, lembrou que legislação prevê que nenhuma dispensa em massa pode ocorrer sem prévia negociação com o Sindicato, não para negociar a demissão, mas de modo a minimizar os impactos.

“O Sindicato prevendo essa situação, em que o capital fala mais alto, já se adiantou e procurou o MPT, trabalhando de modo a evitar que essas demissões ocorressem. Por isso, está trabalhando desde 2014 em diversas frentes e nesse momento pede a reintegração  dos trabalhadores na justiça” afirma Salvador.

A ação foi ingressada no dia 22 de fevereiro, fundamentada na decisão do tribunal. Há um pedido de nulidade das demissões para os demitidos a partir de 1 de dezembro de 2016. O pedido principal é de reintegração com o mesmo cargo e salário e todos os benefícios, com pedido de antecipação de tutela. A Constituição Federal preza pelo direito social do trabalho e  a ação é baseada nesses princípios.

” O Bradesco vem demostrando que não tem nenhuma responsabilidade social e nesse momento, mais do que nunca, se faz necessário a resistência por parte dos trabalhadores. Todas as conquistas da categoria foram devidas à nossa força e união. Não dá pra esperar nenhuma bondade do banco. Estamos prontos para mais esse enfrentamento” afirma, Elias Jordão presidente do Sindicato dos Bancários de curitiba e região.

O Sindicato informa que todos os bancários que tenham interesse em entrar na ação coletiva ou até mesmo casos individuais devem entrar em contato pelo email juridico@bancariosdecuritiba.org.br

Camila CecchinSEEB Curitiba

Close