fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:51 Sem categoria

Toledo sedia seminário “Concepção de Estado e Previdência” no dia 30

O Seminário é parte das ações propostas pela Política Nacional de Formação da CUT, de diálogo dos sindicatos com universidades e movimentos sociais. Já aconteceram duas edições do seminário, uma em Londrina e outra em Curitiba, e Toledo será a terceira cidade a sediar esta atividade, como resultado da estratégia de descentralização de atividades possibilitando maior participação das regionais.

Objetivo: Debater com a classe trabalhadora a conjuntura atual, destacando a necessidade de ficarmos alertas para os ataques aos direitos já conquistados e as perdas que estão sendo impostas pela agenda neoliberal, instalada pelo golpe de Estado em curso.

SEMINÁRIO “CONCEPÇÃO DE ESTADO E PREVIDÊNCIA”
Dia 30/07 das 13h às 18h, no SerToledo – Sindicato dos Servidores de Toledo (Rua São João, 6625).

PROGRAMAÇÃO 

13h30 – Mesa 01: Concepção de Estado: neoliberalismo, conjuntura e a questão da soberania nacional.

Osmir Dombrowski | Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) onde coordena a linha de pesquisa “Políticas Públicas e Controle Social” do Grupo de Pesquisa “Democracia e Desenvolvimento”, desenvolvendo estudos e pesquisas com ênfase nos temas Democracia, Participação e Representação e Estudos do Poder Local. Coordena também projetos de extensão e pesquisa sobre “Ensino de Sociologia” na educação básica e superior e é coordenador local do PIBID – Ciências Sociais.

15h – Mesa 02: O ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora.

Dr. Carlos Roberto Scalassara | Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Colaborou na criação e atuação de diversas entidades e movimentos populares e sindicais, prestando-lhes assessoria jurídica. É autor do livro “Dos Efeitos da Valorização do Acordo Individual na Justiça do Trabalho” e atua nas áreas de Direito Trabalhista, Sindical e Administrativo. É advogado do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região desde 1985. Foi Procurador-Geral de Londrina (2001/2004), Conselheiro Estadual da OAB/PR (2009/2012), Coordenador do Núcleo da Justiça do Trabalho da Subseção de Londrina da OAB (2006/2009), Fundador e Coordenador do Centro de Direitos Humanos de Londrina, (1998/2000).

16h30 – Mesa 03: Desafios do movimento sindical e movimentos sociais na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Leandro Crestani | Doutorando em História Contemporânea na linha História Comparada e Transnacional pela Universidade de Évora (UEVORA Portugal), possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Graduação em História (CTESOP) e Pedagogia (UEM). Membro do grupo de pesquisa “Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional” UNIOESTE, na linha de pesquisa: Identidades e Migrações. Membro Colaborador do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais – NICPRI, na linha de investigação “Europe Society, Citizenship and Global Dynamics” da Universidade de Évora.  Atua como Professor na Faculdade Sul Brasil – FASUL e na Coordenação de História da Secretária da Educação de Toledo – SMED.

18h – Encerramento

Autor: Aparecida Reis Barbosa

Fonte: CUT-PR

Close