Na última sexta-feira a Executiva Nacional dos Bancários divulgou mensagem com orientações para a 6ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e para as conferências estaduais ou interestaduais de toda a categoria bancária.
Conforme divulgado anteriormente, o período de 5 a 8 de junho foi confirmado para a conferência nacional da CNB/CUT (Conferência Nacional dos Bancários), ficando os dias 5 e 6 para a conferência geral e os dias 7 e 8 para as conferências específicas do BB e da Caixa (20º Conecef – Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal).
Na pauta da conferência nacional da CNB/CUT, que será realizada em São Paulo (SP), ESTRATÉGIA (situação dos grandes bancos nacionais e estrangeiros, situação dos bancos públicos ou defesa dos bancos públicos, campanha nacional unificada, manutenção das conquistas e novas conquistas, calendário e mídia), TEMAS PRIORITÁRIOS PARA O DEBATE (renda ou salário, abono e pisos, jornada de trabalho, ampliação do horário de atendimento, redução dos juros e ampliação de crédito/ampliação de emprego e renda, emprego, ratificação da Convenção 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho), MOBILIZAÇÃO (mecanismos de mobilização, com envolvimento da categoria, clientela e sociedade) e MINUTA MÍNIMA UNIFICADA (debate dos pontos divergentes, compilados a partir dos relatórios das conferências estaduais ou interestaduais.
Os critérios de participação também foram definidos. Na conferência nacional da CNB/CUT, delegados natos apenas os membros da Executiva Nacional dos Bancários, Executiva da CNB/CUT e os coordenadores das comissões executivas.
Participarão ao todo 1.200 bancários, assim distribuídos: 250 delegados para o BB, 250 para a Caixa e 700 para os demais bancos.
Conferências estaduais ou interestaduais
De acordo com a mensagem da Executiva Nacional dos Bancários, as conferências estaduais ou interestaduais serão de responsabilidade das federações de bancários filiadas à CNB/CUT, devendo suas pautas conterem obrigatoriamente os itens da conferência nacional, sem prejuízo de outros a critérios das federações. O prazo-limite para a realização dessas conferências regionais é 30 de maio.
Informações adicionais sobre a conferência nacional e sobre as conferências estaduais/interestaduais podem ser obtidas no documento da Executiva Nacional dos Bancários, cuja íntegra já está disponível na página da CNB/CUT na internet: www.cnbcut.com.br, no menu “Comunicados”.
Fonte: Fenae Net
Deixe um comentário