Gazeta do Povo
Com uma clientela potencial muito maior do que pode atender, o Banco de Microcrédito do Paraná (BM-PR) está lançando um novo serviço neste mês de abril, quando completa 18 anos de atuação em Curitiba e Região Metropolitana.
É o chamado “Grupo Solidário”, para pequenos empreendedores de baixo poder aquisitivo que não conseguem os avalistas exigidos nos serviços de crédito produtivo individual.
Sem fins lucrativos, o BM-PR atende especialmente a empreendedores informais, desde que os empréstimos se destinem a compras ou investimentos ligados a atividades que geram trabalho e renda familiar.
“No Grupo Solidário, entre três e sete empreendedores são ao mesmo tempo beneficiários e avalistas dos empréstimos”, explica a presidente voluntária, Eliane Biazetto, presidente do banco.
O serviço para os grupos se diferencia ainda pelo teto do empréstimo. O total não pode passar de R$ 5 mil, valor máximo emprestado aos empreendedores que têm avalistas. Fora isso, as regras são as mesmas aplicadas para os créditos individuais.
Com o nome limpo no comércio e a necessidade de apoio verificada pelas agentes de crédito, os integrantes do grupo têm até dez meses para pagar, com juro mensal de 4,5% e 4% de taxa de financiamento.
O BM-PR pode atender a vários clientes com o valor que destinaria a apenas um empreendedor, destaca Eliane Biazetto.
“Nossa inadimplência normalmente não passa de 2% dos clientes e o Grupo Solidário deve ter índice zero, já que no caso de um integrante do grupo falhar, os demais devem assumir o prejuízo”, comenta.
Três sacoleiras que vendem roupas para ajudar no sustento da família foram as primeiras beneficiadas com o crédito solidário.
Amigas de longa data, elas não conheciam ninguém com patrimônio e renda para avalizar empréstimos destinados à compra de mercadorias. O grupo experimental foi batizado de “Grupo Faísca”.
Escolhida como coordenadora, a sacoleira que ficou com a maior parte do empréstimo, de R$ 2 mil, está se saindo bem no papel de cobrar as outras para que os pagamentos sejam feitos em dia.
Deixe um comentário