Estadão
Brasília – A presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Sindical), Maria Lúcia Fattorelli, acusou hoje o governo de facilitar o canal verde nas aduanas para acelerar as exportações e importações neste momento de greve dos fiscais da Receita e não prejudicar a balança comercial.
Pelo canal verde, a mercadoria pode passar pela aduana sem fiscalização.
Segundo ela, os fiscais de plantão observaram um aumento do número de vezes que o Siscomex – o sistema eletrônico de comércio exterior – sinaliza o canal verde.
Para a sindicalista, o comando da Receita teria dado orientação para aumentar o canal verde, o que explicaria o aumento do comércio exterior na quarta semana de abril, mesmo com a greve.
Outro motivo, informou a presidente do Unafisco, são as liminares concedidas às empresas pela Justiça para que as mercadorias sejam liberadas.
“É uma temeridade para o País. O governo pode estar acobertando a entrada de contrabando e armas ilegais”, criticou.
Depois de fazer paralisações por períodos de 96 horas, a categoria optou nesta semana pela greve por tempo indeterminado. “O governo fechou completamente as negociações”, disse Fattorelli.
A dirigente informou que enviou, na semana passada, cartas ao governo pedindo a reabertura das negociações, mas ainda não obteve resposta.
“Devolvemos a responsabilidade para o governo, que está sendo intransigente”, disse. Para o Unafisco, a proposta apresentada pelo governo “está longe” de contemplar a categoria.
“Os nossos salários estão baixíssimos. Menores até mesmo que o dos fiscais estaduais e municipais”, afirmou.
Adriana Fernandes
Deixe um comentário