(São Paulo) Os bancários de todo o país realizaram manifestações nas agências do Unibanco em protesto contra as demissões que o banco vem promovendo nos quatro cantos do Brasil. Um dos casos mais graves é o Rio de Janeiro, quando na semana passada o banco fechou o 30 horas e dispensou 300 bancários de uma só vez. Outras centenas de demissões vêm ocorrendo nas demais regiões.
“Estas demissões não se justificam. Em 2004, o Unibanco lucrou R$1,283 bilhão e é um dos bancos com tarifas mais caras no sistema financeiro”, criticou o secretário da CNB/CUT, Carlos Cordeiro.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Vinicius Assumpção, disse que a atitude do banco foi intransigente e revela todo descompromisso social da empresa. “A CNB e os sindicatos não vão descansar enquanto o Unibanco não sentar seriamente na mesa de negociações para discutir e rever as demissões”, afirmou.
Confira as atividades realizadas em todo o país, com base nas informações fornecidas pelas entidades até às 18h desta terça:
Angra dos Reis – Realizaram paralisação no Unibanco Angra dos Reis de 08:00 às 12:00, e panfletagem no Unibanco de Itaguaí
Baixada Fluminense – Paralisação nas duas agências do Unibanco de São João de Meriti, por duas horas, colagem de cartazes e panfletagem, utilização de carro de som. Realizam ainda, caravanas nas agências de Duque de Caxias
Campos dos Goytacazes – Atividades nas três agências do Unibanco localizadas em Campos. Vai promover novas atividades com retardamento d abertura das agências e alerta aos bancários os sobre as recentes demissões promovidas pelo banco e distribuição de panfleto.
Espírito Santo – Paralisação de duas horas e retardamento da abertura da agência do Unibanco de Vila Velha nesta terça. Assim como já havia ocorrido ontem, no Itaú do Centro de Vitória, diretores do Sindicato distribuíram panfletos explicando os motivos de protesto. Uma bandinha também ajudou a chamar a atenção da população para a manifestação.
Macaé – Manifestação com paralisação de uma hora na agência do Unibanco Macaé, acompanhado de panfletagens e carro de som.
Niterói – Paralisação de 10 às 12 horas na agência do Unibanco de Niterói e na agência de Neves, e também no ABN Real de Araruama.
Nova Friburgo – Retardamento das agências de 8 até as 11:30 horas, com panfletagem e falação à população
Petrópolis – Manifestação nas agências Unibanco Petrópolis e Imperial, de 10 às 12:30 horas.
Rio de Janeiro – Mesmo com ações de interditos, o sindicato realizou uma greve de 24 horas em 80 agências do Unibanco, que correspondem a 80% do funcionalismo da empresa na capital carioca. Pararam as agências do Leblon, Ipanema, Copacabana, Catete, Flamengo, Centro, Tijuca, Madureira, inclusive o prédio da diretoria, que funciona na Rua da Quitanda. As únicas agências que não fecharam foram as da Zona Oeste e Leopoldina. Amanhã, os bancários fazem um ato às 11h na porta da Matriz do Unibanco no Rio, na avenida Rio Branco, 123, e na.semana que vem voltam a se reunir em assembléia para definir os novos encaminhamentos.
Teresópolis – Manifestação em frente a todas as agências bancárias da base do SEEB Teresópolis, com auxílio de carro de som, distribuição de panfletos aos clientes e usuários, divulgando a campanha contra as demissões.
Três Rios – O Sindicato organizou uma manifestação na Agência do Unibanco em Três Rios, com distribuição de panfletos, falação em carro de som e retardo na abertura da agência em 1 hora. Informamos ainda que a Imprensa deu cobertura à manifestação, através do canal 3 de TV e também dos jornais locais.
Em Belo Horizonte, os bancários da agência que fica no prédio da diretoria do Unibanco, no bairro Savassi, pararam hoje durante o dia inteiro. O expediente só será retomado amanhã. Já em Juiz de Fora, o sindicato protestou em frente à agência do Unibanco do Calçadão da Halfeld distribuindo panfletos a clientes, usuários e funcionários alertando contra as demissões e aos clientes, através dos panfletos, que apenas com a cobrança de tarifas, o Unibanco paga quase duas folhas de pagamento. Em Juiz de Fora, já foram demitidos quatro bancários.
No Ceará , ao som da marcha fúnebre, o Sindicato dos Bancários movimentou o Centro de Fortaleza nesta terça-feira, dia 12/4, com um grande ato de protesto contra as demissões ocorridas no Unibanco. Mais uma vez foi lembrado o slogan da Campanha Contra as Demissões – “Basta de Demissão. Corte, Só de Cabelo!”
No Paraná os Sindicatos de Bancários do PACTU (Paranavaí, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava), seguindo orientação da CNB, fizeram manifestações em frente as agências do Unibanco contra as demissões e outras arbitrariedades que estão ocorrendo no banco. Os trabalhos foram pela manhã, com panfletos e carro de som reivindicando melhor atendimento no banco e pedindo um basta nas demissões.
Fonte: CNB/CUT – Meire Bicudo
Deixe um comentário