fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:02 Sem categoria

A luta dos trabalhadores bancários e a conscientização da categoria no Paraná

Com negociação difícil, mobilização de todos os bancários será imprescindível
Se as negociações com os patrões banqueiros não estão avançando o quanto os trabalhadores esperam, os sindicatos de bancários de todo o Paraná não estão de braços cruzados. Os dirigentes dos 10 sindicatos filiados à FETEC-CUT-PR estão nas ruas percorrendo as agências bancárias para informar trabalhadores e clientes sobre o andamento das rodadas de negociação e conscientizá-los da importância da mobilização da categoria bancária para a conquista de melhorias justas para todos.
Atos de mobilização, visitas e distribuição de material informativo estão sendo realizados em todas as regiões do estado. A receptividade tanto de usuários, como de funcionários nos bancos, tem sido ótima. Todos têm apoiado a atividade sindical e elogiado a postura firme dos trabalhadores bancários nas negociações com a Fenaban.
Na capital do estado, o Sindicato realizou na noite do dia 14, quarta-feira, uma Plenária com os trabalhadores bancários para organizar a mobilização durante a fase de campanha que se avizinha. A campanha “Adote uma agência” vai estimular que os próprios trabalhadores bancários contribuam com as atividades de conscientização e mobilização da categoria.
Além disso, atos nas cidades da região metropolitana estão sendo realizados e vão acontecer em diversos locais nestes próximos dias.
No interior paranaense, os preparativos antes da próxima rodada de negociações, no dia 20, também estão acontecendo a todo vapor. Em Campo Mourão e Região, os dirigentes sindicais estão percorrendo as agências bancárias da região e distribuindo materiais informativos para os clientes, além de reuniões com os trabalhadores. “Está sendo muito produtivo. Esta aproximação com o bancário é muito importante e o pessoal fica contente em saber que estamos fortes e muito mobilizados nesta Campanha Salarial”, revela Kika, dirigente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região.
Atividade semelhante também tem ocorrido em Guarapuava e Região, onde os dirigentes estão conversando com os trabalhadores e informando o andamento das negociações. Uma cartilha para os clientes está sendo entregue concomitantemente.
Em Cornélio Procópio e Região, as visitas às agências têm tido boa repercussão entre a categoria. Segundo Roberto Firmino, dirigente do Sindicato e da FETEC-CUT-PR, os trabalhadores estão na expectativa de uma possível greve. “Os banqueiros parecem que querem que nós façamos greve. E os trabalhadores estão enxergando e nos apoiando no movimento”, explica.
Na base de Paranavaí e Região, foi realizada na quarta-feira uma reunião com os funcionários no banco Itaú Unibanco, e ontem foi a vez de visitar os trabalhadores no banco Bradesco em Nova Esperança. Panfletagem e reuniões estão na programação dos dirigentes na grande maioria dos municípios da região.
Em Londrina e Região, estão sendo feitas manifestações todos os dias, há duas semanas. Com faixas, carro de som e distribuição de informativos, os dirigentes têm percorrido as agências de toda a região. Nesta quinta-feira foi a vez de incursões nas cidades de Cambé e Rolândia.
Em Toledo e Região, todas as agências já foram visitadas. Desde esta quinta-feira, 15, os dirigentes estão percorrendo os munícipios vizinhos. Quinta-feira as reuniões nas agências aconteceram em Marechal Cândido Rondon, sexta em Palotina e segunda-feira na cidade de São Pedro. “Nós temos sentido que o pessoal está querendo mesmo a greve, principalmente nos bancos públicos. Ninguém aguenta mais tanta pressão por metas abusivas”, revela João Carlos Padilha, presidente do Sindicato dos Bancários de Toledo e Região.

Por Cícero Bittencourt
FETEC-CUT-PR

Close