Bancários de Curitiba e região encerram greve
Mais de 600 trabalhadores bancários participaram da assembleia geral, convocada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, nesta quarta-feira, 26 de setembro, de apreciação e deliberação sobre as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
Seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários, os trabalhadores de bancos públicos e privados aprovaram as propostas, encerrando a greve da categoria na capital paranaense e região da base do sindicato. A partir desta quinta-feira, 27 de setembro, todas as agências bancárias e os centros administrativos voltam a funcionar normalmente.
Conquistas – Após nove dias de greve nacional, os bancários conquistaram 7,5% de reajuste salarial (reposição da inflação mais 2,02% de ganho real) e 8,5% de reajuste nos pisos da categoria e nos vales alimentação e refeição (2,95% de ganho real), além de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), sendo: regra básica de 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.540,00 e parcela adicional de 2% do lucro líquido distribuído linearmente.
Já nos bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além dos avanços econômicos, os trabalhadores bancários conquistaram pontos importantes da pauta específica.
Confira a íntegra da proposta aceita pelos bancários de Curitiba e região:
Caixa Econômica
Por: Renata Ortega
Foto: Joka Madruga
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=15438&id_cat=1
===========================================
Sindicatos da regional PACTU aprovam propostas em suas assembleias
Em assembleias realizadas nesta tarde e início de noite, os bancários dos sindicatos do Pactu atenderam orientação do Comando Nacional dos Bancários e aprovaram as propostas apresentadas pela Fenaban, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, em reuniões de negociação iniciadas na terça, 25/09, e concluídas nesta quarta-feira, 26/09.
Confira algumas imagens das assembleias, clicando aqui.
Fonte: Pactu
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.pactu.org.br/noticia.php?id=562
OBS.: A regional PACTU é a região noroeste, oeste e sudoeste estatutária da FETEC-CUT-PR e compreende as bases sindicais de Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo, Umurama e Assis Chateaubriand e respectivas regiões.
===========================================
Assembleia no Sindicato de Apucarana aceita as propostas dos bancos
As propostas negociadas na noite de ontem (25/09) entre o Comando Nacional, a Fenaban, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram discutidas pela categoria na manhã de hoje, em reunião com bancários e bancárias de bancos públicos e privados da base territorial de Apucarana. Na Assembleia realizada às 16h00 no Sindicato as propostas dos bancos foram aprovadas por unanimidade.
O presidente do Sindicato, Antonio Pereira da Silva, afirma que foram explicados os avanços conseguidos nesta Campanha Nacional Unificada e reassaltada a importância da mobilização da categoria para romper com a intransigência dos bancos.
“Saímos de um cenário que apresentava um índice de aumento real de apenas 0,58% para conquistar 2,02% nos salários em geral e 2,95% no piso. Além disso, a Regra Básica da PLR e a PLR Adicional foram reajustadas em 10%, garantindo uma parcela maior dos lucros dos bancos aos bancários”, explica Antonio.
===========================================
Propostas dos bancos são aprovadas por unanimidade pela categoria
Os bancários e bancárias que atuam na base do Sindicato de Arapoti analisaram e votaram hoje (26/09) as propostas apresentadas ao Comando Nacional dos Bancários pela Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A decisão, tomada por unanimidade na Assembleia Geral, foi aprovar as propostas e retornar ao trabalho amanhã (27/09).
Segundo José Ubiraci de Oliveira, presidente do Sindicato de Arapoti, a categoria estava com disposição para lutar. “Iniciamos a greve no dia 20 de setembro e já no segundo dia conseguimos a adesão de 78% dos bancários e bancárias lotados na região”, recorda José, avaliando que o resultado da mobilização contemplou os anseios da categoria nesta Campanha Salarial.
===========================================
EM CORNÉLIO PROCÓPIO E REGIÃO
Greve acaba na base do Sindicato com uma adesão de 90% dos bancários e bancárias
No início da noite de ontem (26/09), bancários e bancárias da base do Sindicato de Cornélio Procópio participaram da Assembleia que analisou e votou as propostas apresentadas ao Comando Nacional pela Fenaban, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Após a exposição feita pelo presidente do Sindicato, Divonzir Lemos Carneiro, destacando os avanços obtidos em relação ao que os bancos haviam oferecido antes, as propostas foram colocadas em votação e aprovadas, encerrando a greve.
Segundo Divonzir, o movimento chegou a contar com a adesão de 90% da categoria na base da entidade na terça-feira (25/09). “Conseguimos fechar 75% das agências, demonstrando o descontentamento dos bancários na Região com os rumos que as negociações haviam tomado anteriormente”, ressalta o presidente do Sindicato de Cornélio Procópio e Região.
NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br
===========================================
P. S.: TODAS AS 10 BASES SINDICAIS FILIADAS À FETEC-CUT-PR APROVARAM O CONJUNTO DE PROPOSTAS OFERECIDAS À CATEGORIA BANCÁRIA NAS ASSEMBLEIAS REALIZADAS NA QUINTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2012.