O saldo da 2.ª Reunião do Coletivo de Imprensa da Fetec-CUT-PR, realizado no dia 23 de julho em Campo Mourão, noroeste do Paraná, foi considerado positivo na avaliação dos representantes de oito sindicatos bancários ligados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR). Durante o encontro, foram discutidos como será a campanha nacional dos bancários deste ano, cujo tema é “Exploração não tem perdão”.
O secretário de formação do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Pablo Diaz, fez a análise da conjuntura da campanha, as preocupações e dificuldades que os bancários terão na hora de negociar por conta da atual crise econômica do país (para os bancários e para a sociedade, uma vez que os banqueiros vêm obtendo lucros cada vez maiores), sobre os riscos dos processos de terceirização (defendidos por unhas e dentes pela direita do País, adepta do “quanto pior, melhor”), entre outros.
Durante o encontro, foi apresentado também como será a mídia da campanha, em que os representantes dos sindicatos puderam fazer intervenções, encaminhamentos e também demonstrar eventuais preocupações com os materiais a serem utilizados para este trabalho.
Comunicação mais forte
Outro ponto debatido durante a reunião foi a de criar uma imprensa sindical mais forte e participativa. Os sindicalistas concordaram que é preciso criar mais agilidade nas informações durante a campanha salarial, bem como nas peças publicitárias a serem produzidas. Uma das maneiras de fortalecer a comunicação foi a de aprovar a proposta para criar um portal da Fetec. O técnico do Blogoosfero, Luiz Skora, apresentou o projeto que foi aceito pelos participantes de forma unânime. Uma nova reunião sobre o assunto, que será realizada via Skype, foi agendada para o dia 04 de agosto.
Para presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, Nivalda Roy, o evento foi positivo e propositivo. “A reunião contemplou as expectativas”, disse.
O secretário de imprensa da Fetec-CUT-PR, Gerson Vieira, ficou satisfeito com a mobilização formada. “Considero que a reunião foi bem produtiva. Esses encontros são importantes porque visam organizar a comunicação e interação dos sindicatos, auxiliando na qualificação da imprensa. Como diz aquela frase, ‘sonho que se sonha junto se transforma em realidade’. Por isso é importante a descentralização destas reuniões, que possibilita a participação de todos os companheiros”, avalia.

