O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta terça-feira (9) um recado direto ao governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. Durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus, Lula afirmou que os países amazônicos não necessitam de intervenções externas para enfrentar o crime organizado.
Segundo o presidente brasileiro, a nova unidade, já em operação desde junho, é resultado da integração entre forças de segurança do Brasil e de nações vizinhas. O objetivo é combater crimes transnacionais como o garimpo ilegal, o desmatamento e o narcotráfico.
“Não existe espaços vazios, o crime ocupa os lugares que o Estado não preenche. Nossa missão é restituir a força da lei pela presença do Estado. É isso que simboliza esse centro”, declarou Lula, ao lado do presidente colombiano Gustavo Petro e de autoridades regionais.
Mensagem contra a intervenção dos EUA
Lula criticou a movimentação dos EUA, que enviaram navios de guerra para a costa da Venezuela sob o argumento de combater cartéis de drogas. Para Lula, essa justificativa não passa de um pretexto para interferência estrangeira. A declaração do presidente brasileiro veio no mesmo dia em que uma porta-voz da Casa Branca ameaçou usar “força militar” contra o Brasil.
Veja vídeo:
Texto: Ivan Longo
Fonte: Revista Fórum