fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:55 Notícias

Perfil da embaixada, usado por Trump, suspende ataques ao Brasil “devido à paralisação orçamentária”

O perfil da Embaixada dos EUA no Brasil, usado pelo governo Donald Trump para ameaçar Alexandre de Moraes e outras autoridades brasileiras, anunciou nesta quinta-feira (2) que foi afetado pelo chamado “shutdown”, que paralisou o orçamento do governo dos EUA.

Com isso, a Embaixada estadunidense suspenderá os ataques contra o Brasil, utilizando a rede social apenas “para informações urgentes de segurança”.

“Devido à paralisação orçamentária, esta conta do X não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”, diz o texto.

Em seguida, a embaixada alerta para possível cancelamento de agendas de emissão de vistos. “No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão enquanto a situação permitir”.

O chamado “shutdown” aconteceu após o governo Trump não conseguir passar a proposta de orçamento no Capitólio, o congresso dos EUA, devido a impasses com o partido democrata.

Sem acordo, a medida foi decretada levando à interrupção de várias funções públicas do governo dos EUA.

O que é shutdown?

O shutdown do governo americano acontece quando o Congresso dos Estados Unidos não aprova o orçamento ou não chega a um acordo para financiar as atividades do governo federal. Como o governo depende dessa autorização para gastar dinheiro, vários serviços e órgãos públicos ficam sem recursos.

Isso significa que muitas repartições fecham temporariamente e milhares de funcionários federais são colocados em licença sem pagamento, enquanto apenas serviços considerados “essenciais” — como segurança nacional, controle aéreo e hospitais militares — continuam funcionando.

Na prática, o shutdown é uma paralisação parcial da máquina pública, causada por disputas políticas sobre gastos e prioridades.

Isso não significa que o país “parou”, mas que há um impasse entre partidos no Congresso, geralmente sobre temas polêmicos como corte de despesas, saúde, imigração ou dívidas. Para os cidadãos, pode resultar em atrasos em benefícios, fechamento de parques nacionais e prejuízos econômicos temporários.

Foto: UN Photo/Mark Garten

Texto: Plinio Teodoro

Fonte: Revista Fórum

Close