O movimento sindical do Paraná celebra uma importante conquista nas eleições para o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), gestão 2025/2027. As entidades ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR) garantiram no último dia 25 as três cadeiras destinadas à Sociedade Civil na categoria “Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Mulheres”.
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR), a CUT-PR e a APP Sindicato (Educação) ocuparão as vagas, representando as mulheres trabalhadoras do Estado. A Fetec/PR será representada pelas bancárias Vandira M. Oliveira (titular) e Maria Cristina Ramos (suplente).
O CEDM/PR é a principal instância de controle social e deliberação de políticas públicas para mulheres no Paraná. Com poder para formular, fiscalizar e aprovar o uso de recursos, o Conselho é fundamental para o combate ao feminicídio e à violência de gênero – um problema grave no estado – e para a promoção da equidade em todas as áreas.
A ocupação das vagas pelas entidades cutistas garante que as pautas do mundo do trabalho terão voz direta nas decisões estaduais, lutando contra a precarização e a violência. As mulheres trabalhadoras ainda enfrentam a desigualdade salarial, o assédio no trabalho e a dupla/tripla jornada de trabalho.
A Fetec/PR, por meio de suas representantes, reforça o compromisso das entidades filiadas em cumprir o papel de Sindicato Cidadão e lutar ativamente contra a Desigualdade salarial e de oportunidades, garantir Apoio e Proteção integral às trabalhadoras vítimas de violência e assédio, e pressionar por melhorias na Infraestrutura de Cuidados públicos.
Vandira fala sobre este novo desafio que tem pela frente. “É com responsabilidade e compromisso que a FETEC/PR assume sua cadeira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Representamos as trabalhadoras do setor financeiro e reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero, o combate à violência contra a mulher e a valorização da participação feminina nos espaços de decisão. Estaremos atentas, atuantes e colaborativas para fortalecer políticas públicas que garantam dignidade, respeito e oportunidades para todas as mulheres paranaenses”, salienta.
Cristina explica sobre o que são os conselhos e como eles funcionam. “Os conselhos são uma ponte entre a sociedade civil e o Poder público. É um espaço de escuta e formulação de Políticas públicas para as mulheres. Nós mulheres progressistas e feministas precisamos estar presentes em todos os espaços para que a nossa voz seja ouvida, na defesa das pautas da diversidade e políticas para as mulheres, principalmente as que sofrem violência doméstica e também de gênero”.
A secretária da mulher da Fetec, Lucimara Carnietto Ferreira Alberini, reforça o compromisso desta Federação dentro do CEDM : “A Fetec/PR entende a importância da representação junto ao CEDM e acredita que Juntas podemos fazer a diferença para as Mulheres Trabalhadoras do nosso estado, cumprindo nosso papel de Sindicato cidadão” encerra.
Fonte: Fetec/PR