fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:57 Recentes, Regional Vida Bancária

Contraf-CUT promove Curso de Formação Sindical em Londrina para novos dirigentes do Paraná

A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), em parceria com a Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná), realizou nesta sexta-feira e no sábado (31/10 e 1º/11), no Auditório do Sindicato, em Londrina, o segundo módulo do Curso para Novos Dirigentes Sindicais.

Este Curso faz parte do Programa de Formação da Contraf-CUT e foi dirigido aos bancários e bancárias das 10 bases dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR que estão iniciando a atuação como sindicalistas.

O professor de Formação da Contraf-CUT, José Luís Vasquinho Paredes, falou sobre a história do sindicalismo e como se deu o início da organização dos trabalhadores.

Já a secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil, abordou as lutas da categoria bancária,  negociações com os bancos, as conquistas e a responsabilidade de ser sindicalista, lembrando que é preciso sempre estar realizando este tipo de curso para renovar representantes do movimento sindical.


Curso reuniu em Londrina dirigentes sindicais das 10 bases da Fetec-CUT/PR
A secretária de Formação do Sindicato, Ana Claudia Ribeiro, e o secretário-geral da Fetec, Ewerton Lopes,com o professor José Luís Paredes na abertura do Curso


José Luís Vasquinho Paredes, professor de Formação da Contraf-CUT coordenou o Curso 
Eliana Brasil, secretária de Formação da Contraf-CUT, destacou a importância da qualificação dos dirigentes sindicais

Segundo a secretária de Formação do Sindicato, Ana Claudia Ribeiro, o objetivo é informar aos novos dirigentes o que é o sindicalismo, como surgiu, sua história e a sua importância para a organização da Classe Trabalhadora. “A formação é fundamental para novos dirigentes entenderem qual é o seu papel na organização da categoria, identificarem os desafios e estarem preparados para enfrentar as diversas lutas que temos pela frente”, explica

 Neste segundo módulo foi abordada a história da organização da Classe Trabalhadora, luta pela democratização do Brasil após o fim da ditadura militar iniciada em 1964, o neoliberalismo e as privatizações, a atuação dos bancos públicos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), além da reconquista e ampliação de direitos. Também foram feitas explanações sobre as transformações no mundo do trabalho, desafios relacionados ao emprego, o papel do Comando Nacional dos Bancários, eleições sindicais e a construção da representação dos trabalhadores do ramo financeiro.

Texto: Armando Duarte Jr., com informações da Contraf-CUT

Fonte: Vida Bancária

Close