fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:41 Cidadania, Recentes, Regional Curitiba

Sindicato inicia campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Os 21 Dias de Ativismo iniciam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região participa, de 20 de novembro a 10 de dezembro, da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A mobilização tem início no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, passa pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e pelo Dia do Laço Branco: Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro), e termina no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Nesse período, o Sindicato estará nos locais de trabalho, nas ruas e com ações nas redes sociais para atividades de divulgação contra a violência de gênero, contra o racismo estrutural e em prol dos direitos humanos. Mais uma vez, o Sindicato chamará a atenção para os diversos tipos de violência de gênero, bem como para os sinais que podem indicar a necessidade de buscar ajuda, além de alertar os homens sobre a importância da reflexão sobre suas atitudes.

“Além do Sindicato garantir em mesa de negociação cláusulas de prevenção e atendimento a mulheres em situação de violência, o Sindicato também tem um instrumento que é o Projeto Basta, que está disponível não só para mulheres bancárias e financiárias, mas também para todas as trabalhadoras do Ramo Financeiro, como as terceirizadas e as securitárias, pois elas também estão nas estruturas dos bancos submetidas a gestores que são empregados do banco e essas relações são transversalizadas em algum momento”, diz Samanta Almeida, secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato.

Atuação do Sindicato

O Sindicato entende que o combate à violência contra as mulheres, bem como o acolhimento de quem está exposta às violências, inclusive domésticas, é atribuição de toda a sociedade. A prevenção da violência contra a mulher é amparada, nas categorias do Ramo Financeiro, por diversos artigos das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) em vigência.

“O Sindicato tem um compromisso com a sociedade de se posicionar sobre as diversas violências de gênero. Quando a gente negocia direitos para os bancários, nós nunca deixamos de pensar nos efeitos desses direitos para toda a sociedade. As diversas cláusulas sociais que têm impacto na família do bancário, têm impacto em toda a sociedade”, afirma Cristiane Zacarias, presidenta do Sindicato.

“É nosso papel denunciar os males que as mulheres sofrem no lar, no trajeto, dentro do local de trabalho, e dialogar, encontrar saídas, principalmente para mulheres e meninas crianças. A gente precisa, homens e mulheres, caminharmos juntos para a prevenção, não somente no atendimento a vítimas. Nosso grande compromisso é achar uma forma de barrar essas violências para que a gente consiga verdadeiramente falar sobre igualdade na nossa sociedade, partindo todos das mesmas condições”, finaliza a dirigente.

21 dias de ativismo
20 de novembro | Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A data marca a luta sobre a causa negra no país, o Dia de Zumbi dos Palmares e do aquilombamento das lutas, para que o combate ao racismo no país passe pela prática diária e naturalização do antirracismo nas atitudes e nas palavras. Os 21 dias de ativismo começam no Dia da Consciência Negra aqui no Brasil para estabelecer a importância da interseccionalidade das pautas da classe trabalhadora, em suas dimensões de gênero, raça e diversidade, e porque, se uma violência atinge as mulheres, atinge de forma ainda mais perversa as mulheres negras.

25 de novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A eliminação da violência de gênero passa pela conscientização da população sobre os diferentes tipos de agressão cometidos contra meninas e mulheres. Além do feminicídio e da violência física, também se configura como violência a psicológica, moral, sexual, patrimonial e as diversas situações de risco.

06 de dezembro | “Laço Branco”: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A data foi oficializada no país através de decreto no ano de 2007 e reforça a importância da conscientização dos homens em seus papeis de fomentadores da violência de gênero e de suas responsabilidades em conscientizar outros homens para a proteção de mulheres e meninas contra a violência. A escolha da data remete a um caso de violência ocorrido no Canadá em 6 de dezembro de 1989, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres da turma.

10 de dezembro | Dia Internacional dos Direitos Humanos

A data é uma referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos, apresentada e proclamada durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948, com o Dia Internacional sendo estabelecido em 1950. Em seus 30 artigos, a Declaração dos Direitos Humanos garante direitos básicos para todas as pessoas, como educação, saúde, moradia e alimentação adequadas, cultura, informação, respeito, não-discriminação e liberdade. 10 de dezembro marca o fim dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, pois viver sem violência pelo motivo de ser mulher é um direito humano básico.

Vem pro Sindicato!

👩🏾‍💼 Ainda não se associou ao Sindicato? Conheça todas as vantagens de ser sócio sindicalize-se.

🧑🏼‍💼 Quer falar com o Sindicato? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso canal de Denúncias.

👨🏻‍💼 Que tal acompanhar o Sindicato nas redes? Acesse nosso Youtube, Instagram, Facebook e X/Twitter.

🧑🏽‍💼 Deseja receber as notícias do Sindicato? Cadastre-se no nosso canal do WhatsApp e ative as notificações.

👩‍💼 Baixe nosso Aplicativo com sua carteirinha digital e tenha o Sindicato na palma da sua mão!

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close